“La atenta carta”: a troca epistolar entre Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet no espaço Brasil-México (1940-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p815-831

Palavras-chave:

Escrita Epistolar. Pesquisa (Auto)biográfica.

Resumo

Este texto tem por objetivo compreender a troca epistolar entre Manoel Bergstrom Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet, respectivamente, no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento deste texto foram as cartas escritas por Lourenço Filho, como fruto de duas viagens ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal). Tomam-se como fontes correspondências encontradas no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e na Biblioteca “Lucas Ortiz” do Centro de Información, Investigación y Cultura (Cediic) do Crefal. Por fim, pode-se concluir que a troca epistolar entre esses homens se constituiu no movimento em prol políticas educacionais, levadas a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de viagens e, consequentemente, em uma vasta produção epistolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Rei do Nascimento Silva , Universidade Tiradentes (Unit)

Professor Assistente I do curso de Pedagogia e Serviço Social e Coordenador Operacional do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit). Professor da Educação Infantil da EMEF Nossa Senhora Aparecida. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília (2021). 

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília.

ANA CLARA BORTOLETO NERY é   professora Adjunta      (livre-docente)      da      Universidade      Estadual   Paulista   Júlio   de   Mesquita   Filho,   atuando   na   Graduação   e   na   Pós-graduação. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em  Administração  da  Educação  e  Formação  de  Educadores  (GEPAEFE).  É  bolsista  Pq/CNPq.  É  editora da RBHE.

Ilka Miglio de Mesquita, Portal do Bicentenário

Coordenadora do Portal do Bicentenário. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Estágio Pós -Doutoral em História da Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. É líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI).

Referências

AZEVEDO, Fernanda Vicente de. A educação de adultos no itinerário intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: mediações entre campanhas locais e o debate transnacional (1944-1949). 2019. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina, 2019.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 22 jul de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952a.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 9 jun. 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952b.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 28 mai. de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952c.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da instrução pública. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de; LOPES, Eliane Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 225-251.
CELESTE FILHO, Macioniro. A educação rural brasileira analisada por Lourenço Filho no início da década de 1960. Revista História da Educação (Online), Rio Grande do Sul, v. 23, p. 1-27, 2019.
CERECEDO, Alicia Civera. Entre lo local y lo global. La Unesco y el proyecto educativo piloto de México 1947-1951. Annali di storia dell'educazione e delle istituzioni scolastiche, v. 22, p. 166-179, 2015.
CERECEDO, Alicia Civera. Los proyectos educativos piloto de la Unesco y la definición de la educación fundamental, 1945-1951. In: CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA. 12. 2013. Guanajuato Anais..., 2013. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3hF2ue_aObwJ:www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v12/doc/0772.pdf+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=mx&client=firefox-b-d. Acesso em: 20 set. 2019.
CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. In: MIGNOT; Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José (org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 39-64.
CIVERA, Alicia. Notas sobre la historiografía de la educación rural en México. História da Educação - RHE, v. 15, n. 35, p. 11-31, Set./dez. 2011.
CREFAL. Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina. Educación Fundamental: Ideario, Principios, Orientaciones Metodológicas. Pátzcuaro, Michoacán. México, 1952.
CUNHA, Maria Teresa Santos, A escrita epistolar e a história da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambú. Anais... Caxambú: ANPED, 2002. Disponível em: <http://25reuniao.anped.org.br/posteres/mariateresasantoscunhap02.rtf> Acesso em: 20 set. 2019.
CUNHA, Maria Teresa Santos. O arquivo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966): do traçado manual ao registro digital. História da Educação, v. 21, p. 187-206, 2017.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; CARVALHO, Rosana Areal de. A educação nos projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX. Programa de Pesquisa apresentado ao CNPq para solicitação de Auxílio à Pesquisa, Belo Horizonte, 2016.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. A educação rural no México. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 17, n. 45, p. 108-198, jan/mar. 1952.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström [Carta] 4 out. de 1951, Washington [para]. BRAGA, Murilo. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1951.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. O ensino no México. In: LOURENÇO FILHO, Ruy; MONARCHA, Carlos. (Orgs.). Educação comparada. 3. ed. Brasília: MEC/Inep, 2004.
MÁXIMO, Gloria Guzmán. Años contra el tiempo: bibliografía comentada de las tesis de los alumnos del CREFAL (1952-1978). Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (CREFAL). Pátzcuaro, Mich. (México), 2006.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 435-458, abr. 2011.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Artesão da palavra: cartas a um prisioneiro político tecem redes de ideias e afetos. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.) Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: UPF , 2002.
MIRANDA, Federico Lazarín. México, la UNESCO y el Proyecto de Educación Fundamental para América Latina, 1945-1951. Signos Históricos, n. 31, p. 88-115, enero-junio, 2014.
MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho: a obra de uma vida, a vida numa obra. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; COSTA, Bruno Botelho. (org.). Os intelectuais e a defesa da educação brasileira. 1 ed. Uberlândia: Navegando Publicações, v. 1, p. 13-26, 2018.
MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica & utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
MORAES, Agnes Iara Domingos. A circulação das ideias do movimento pela ruralização do ensino no Brasil (1930-1950). 272f. 2019. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
MONSIVÁIS, Carlos. El género epistolar: un homenaje a manera de carta abierta. D. F. México: CONACULTA; MAPorrúa, 2014.
¬¬¬NERY, Ana Clara B. A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo
educacional (1922-1931). Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SCHRIEWER, Jürgen. Estados-modelo e sociedade de referência: externalização em processos de modernização. In: NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen. A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000, p. 103-120, (Educa História, 4).
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2. ed. Trad. Dora Rocha. São Paulo: FGV, 2003. p. 231-269.
SOUZA, Rosa Fátima de. A “Educação Rural no México” como referência para o Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 45, n. 31, p. 61-81, jan./abr. 2013.

VIDAL, Diana Gonçalves. Fragmentos de cartas: Catálogo analítico da correspondência entre Abgar Renault e Fernando de Azevedo. In: Diana G. Vidal; Maria Cecília Cardoso. (Org.). Conversa de educadores.. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1999, v. , p. 11-18.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Leer y Escribir. Historia de dos prácticas culturales. México. Fundación Voces y Vuelos, 1999.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

SILVA, R.; NERY , A. C. .; MESQUITA, . . I. . “La atenta carta”: a troca epistolar entre Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet no espaço Brasil-México (1940-1950) . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 815–831, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p815-831. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15020. Acesso em: 21 nov. 2024.