“La atenta carta”: a troca epistolar entre Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet no espaço Brasil-México (1940-1950)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p815-831

Parole chiave:

Escrita Epistolar. Pesquisa (Auto)biográfica.

Abstract

Este texto tem por objetivo compreender a troca epistolar entre Manoel Bergstrom Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet, respectivamente, no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento deste texto foram as cartas escritas por Lourenço Filho, como fruto de duas viagens ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal). Tomam-se como fontes correspondências encontradas no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e na Biblioteca “Lucas Ortiz” do Centro de Información, Investigación y Cultura (Cediic) do Crefal. Por fim, pode-se concluir que a troca epistolar entre esses homens se constituiu no movimento em prol políticas educacionais, levadas a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de viagens e, consequentemente, em uma vasta produção epistolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rony Silva, Universidade Tiradentes (Unit)

Professor Assistente I do curso de Pedagogia e Serviço Social e Coordenador Operacional do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit). Professor da Educação Infantil da EMEF Nossa Senhora Aparecida. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília (2021). 

Ana Clara Nery , Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília.

ANA CLARA BORTOLETO NERY é   professora Adjunta      (livre-docente)      da      Universidade      Estadual   Paulista   Júlio   de   Mesquita   Filho,   atuando   na   Graduação   e   na   Pós-graduação. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em  Administração  da  Educação  e  Formação  de  Educadores  (GEPAEFE).  É  bolsista  Pq/CNPq.  É  editora da RBHE.

Ilka Mesquita, Portal do Bicentenário

Coordenadora do Portal do Bicentenário. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Estágio Pós -Doutoral em História da Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. É líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI).

Riferimenti bibliografici

AZEVEDO, Fernanda Vicente de. A educação de adultos no itinerário intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: mediações entre campanhas locais e o debate transnacional (1944-1949). 2019. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina, 2019.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 22 jul de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952a.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 9 jun. 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952b.

BODET, Jaime Torres. [Carta] 28 mai. de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952c.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da instrução pública. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de; LOPES, Eliane Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 225-251.
CELESTE FILHO, Macioniro. A educação rural brasileira analisada por Lourenço Filho no início da década de 1960. Revista História da Educação (Online), Rio Grande do Sul, v. 23, p. 1-27, 2019.
CERECEDO, Alicia Civera. Entre lo local y lo global. La Unesco y el proyecto educativo piloto de México 1947-1951. Annali di storia dell'educazione e delle istituzioni scolastiche, v. 22, p. 166-179, 2015.
CERECEDO, Alicia Civera. Los proyectos educativos piloto de la Unesco y la definición de la educación fundamental, 1945-1951. In: CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA. 12. 2013. Guanajuato Anais..., 2013. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3hF2ue_aObwJ:www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v12/doc/0772.pdf+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=mx&client=firefox-b-d. Acesso em: 20 set. 2019.
CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. In: MIGNOT; Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José (org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 39-64.
CIVERA, Alicia. Notas sobre la historiografía de la educación rural en México. História da Educação - RHE, v. 15, n. 35, p. 11-31, Set./dez. 2011.
CREFAL. Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina. Educación Fundamental: Ideario, Principios, Orientaciones Metodológicas. Pátzcuaro, Michoacán. México, 1952.
CUNHA, Maria Teresa Santos, A escrita epistolar e a história da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambú. Anais... Caxambú: ANPED, 2002. Disponível em: <http://25reuniao.anped.org.br/posteres/mariateresasantoscunhap02.rtf> Acesso em: 20 set. 2019.
CUNHA, Maria Teresa Santos. O arquivo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966): do traçado manual ao registro digital. História da Educação, v. 21, p. 187-206, 2017.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; CARVALHO, Rosana Areal de. A educação nos projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX. Programa de Pesquisa apresentado ao CNPq para solicitação de Auxílio à Pesquisa, Belo Horizonte, 2016.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. A educação rural no México. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 17, n. 45, p. 108-198, jan/mar. 1952.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström [Carta] 4 out. de 1951, Washington [para]. BRAGA, Murilo. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1951.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. O ensino no México. In: LOURENÇO FILHO, Ruy; MONARCHA, Carlos. (Orgs.). Educação comparada. 3. ed. Brasília: MEC/Inep, 2004.
MÁXIMO, Gloria Guzmán. Años contra el tiempo: bibliografía comentada de las tesis de los alumnos del CREFAL (1952-1978). Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (CREFAL). Pátzcuaro, Mich. (México), 2006.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 435-458, abr. 2011.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Artesão da palavra: cartas a um prisioneiro político tecem redes de ideias e afetos. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.) Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: UPF , 2002.
MIRANDA, Federico Lazarín. México, la UNESCO y el Proyecto de Educación Fundamental para América Latina, 1945-1951. Signos Históricos, n. 31, p. 88-115, enero-junio, 2014.
MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho: a obra de uma vida, a vida numa obra. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; COSTA, Bruno Botelho. (org.). Os intelectuais e a defesa da educação brasileira. 1 ed. Uberlândia: Navegando Publicações, v. 1, p. 13-26, 2018.
MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica & utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
MORAES, Agnes Iara Domingos. A circulação das ideias do movimento pela ruralização do ensino no Brasil (1930-1950). 272f. 2019. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
MONSIVÁIS, Carlos. El género epistolar: un homenaje a manera de carta abierta. D. F. México: CONACULTA; MAPorrúa, 2014.
¬¬¬NERY, Ana Clara B. A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo
educacional (1922-1931). Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SCHRIEWER, Jürgen. Estados-modelo e sociedade de referência: externalização em processos de modernização. In: NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen. A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000, p. 103-120, (Educa História, 4).
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2. ed. Trad. Dora Rocha. São Paulo: FGV, 2003. p. 231-269.
SOUZA, Rosa Fátima de. A “Educação Rural no México” como referência para o Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 45, n. 31, p. 61-81, jan./abr. 2013.

VIDAL, Diana Gonçalves. Fragmentos de cartas: Catálogo analítico da correspondência entre Abgar Renault e Fernando de Azevedo. In: Diana G. Vidal; Maria Cecília Cardoso. (Org.). Conversa de educadores.. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1999, v. , p. 11-18.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Leer y Escribir. Historia de dos prácticas culturales. México. Fundación Voces y Vuelos, 1999.

Pubblicato

2022-12-23

Come citare

SILVA, R.; NERY , A. C. .; MESQUITA, . . I. . “La atenta carta”: a troca epistolar entre Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet no espaço Brasil-México (1940-1950) . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 815–831, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p815-831. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15020. Acesso em: 21 nov. 2024.