Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884

Palavras-chave:

Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.

Resumo

Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar  experiências de vida e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Medeiros do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educación pelo Programa Específico para la Formación de Investigadores en Investigación narrativa, (auto)biográfica y biográfica en Educación, pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Membro do grupo de pesquisa Tramas Narrativas. 

Aline Dorneles, FURG

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências dessa mesma instituição. Professora colaboradora do Programa Específico para la Formación de Investigadores en Investigación narrativa, (auto)biográfica y biográfica en Educación, pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Líder do grupo de pesquisa Tramas Narrativas. 

Referências

DOMINGOS, J. C. RELATOS DE EXPERIENCIA, EN BUSCA DE UN SABER PEDAGÓGICO. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 14-30, 11.
GARCIA. J. M. Las formas del recuerdo. La memória narrativa. IN: Athenea Digital, num 6 – otoño, ISSN: 15788946, 2004.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
RIBEIRO, Tiago., & SKLIAR, CARLOS. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna”. IN: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007
SILVA, Daian Pilar Andrade de Freitas e RIBETTO, Anelice. Cartas e conversações - uma experiência de pesquisaescrita na diferença. IN: GUEDES, Adrianne Ogêda e RIBEIRO, Tiago (ORGs). Pesquisa, alteridade e experiência - metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu: 2019
SOUZA, V. V. S. Eu... Uma pesquisadora narrativa: aprendendo a pensar e escrever narrativamente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 3, n. 9, p. 966-982, 20 dez. 2018.
SKLIAR, Carlos. elogio à conversa (em forma de convite à leitura). IN: RIBEIRO, Tiago, SOUZA, Rafael de e SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa, por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SUÁREZ, D.H. . Relatos de experiencia, redes pedagógicas y prácticas docentes: documentación narrativa de experiencias escolares en el nivel inicial, 2016.
IN:https://www.jstor.org/stable/j.ctvtxw30v.10?seq=1#metadata_info_tab_contents

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

DO AMARAL, D. M.; DORNELES, A. Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 869–884, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106. Acesso em: 29 mar. 2024.