Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884

Palavras-chave:

Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.

Resumo

Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar  experiências de vida e formação.

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Biografia do Autor

Débora Medeiros do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educación pelo Programa Específico para la Formación de Investigadores en Investigación narrativa, (auto)biográfica y biográfica en Educación, pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Membro do grupo de pesquisa Tramas Narrativas. 

Aline Dorneles, FURG

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências dessa mesma instituição. Professora colaboradora do Programa Específico para la Formación de Investigadores en Investigación narrativa, (auto)biográfica y biográfica en Educación, pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Líder do grupo de pesquisa Tramas Narrativas. 

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

DO AMARAL, D. M.; DORNELES, A. Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 869–884, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15106. Acesso em: 22 dez. 2024.