Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884Palavras-chave:
Cartas narrativas. Cotidianos escolares. Investigação Narrativa.Resumo
Pensar e fazer escola, reconhecendo a complexidade de seu cotidiano e a construção de conhecimentos que ali acontecem exige de trabalhadores/pesquisadores/investigadores da educação a compreensão da escrita como uma possibilidade de relatos da experiência, de registros do cotidiano e também da possibilidade de um convite a conversas sobre seus tempos, espaços e interações. Freire já nos dizia que a Escola é feita de gente. Gente que tem história, experiência e conhecimento. Gente que é praticante do seu cotidiano. Gente que está em encontro. Encontros que precisam ser contados, narrados, revisitados. Encontros que transformam. Esse texto busca tecer uma conversa-escrita sobre cartas narrativas, aqui compreendidas como possibilidades do exercício da palavra falada e da palavra escrita. A concepção de cartas narrativas é assumida e apresentada como de reencontro com a narrativa, com a pesquisa educativa que se vive, com as memórias e as escutas da docência que nos remetem documentar experiências de vida e formação.
Downloads
Referências
GARCIA. J. M. Las formas del recuerdo. La memória narrativa. IN: Athenea Digital, num 6 – otoño, ISSN: 15788946, 2004.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
RIBEIRO, Tiago., & SKLIAR, CARLOS. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna”. IN: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007
SILVA, Daian Pilar Andrade de Freitas e RIBETTO, Anelice. Cartas e conversações - uma experiência de pesquisaescrita na diferença. IN: GUEDES, Adrianne Ogêda e RIBEIRO, Tiago (ORGs). Pesquisa, alteridade e experiência - metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu: 2019
SOUZA, V. V. S. Eu... Uma pesquisadora narrativa: aprendendo a pensar e escrever narrativamente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 3, n. 9, p. 966-982, 20 dez. 2018.
SKLIAR, Carlos. elogio à conversa (em forma de convite à leitura). IN: RIBEIRO, Tiago, SOUZA, Rafael de e SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa, por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SUÁREZ, D.H. . Relatos de experiencia, redes pedagógicas y prácticas docentes: documentación narrativa de experiencias escolares en el nivel inicial, 2016.
IN:https://www.jstor.org/stable/j.ctvtxw30v.10?seq=1#metadata_info_tab_contents