Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896

Palavras-chave:

Escritas de Si, Cartas, Subjetividade

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino apoiada no uso de cartas-relatórios. A estratégia foi empregada ao término de uma prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Durante o estágio, um grupo de dez estudantes do sétimo período do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou uma intervenção psicossocial em formato online. O trabalho elegeu como público-alvo um grupo de vinte professores da Educação Básica, com o objetivo de criar espaços para reflexões e diálogos acerca de suas experiências cotidianas no contexto pandêmico. Após a realização de quatro encontros temáticos com o público mencionado, seguidos da produção coletiva de relatórios parciais, solicitou-se de cada estagiária(o) a escrita de uma carta-relatório. Este recurso foi pensado como estratégia para abrir espaços de reflexão sobre os fazeres ao longo do estágio. Além disso, buscou-se estimular identificação, expressão e circulação de afetos suscitados naquela experiência. As cartas-relatórios permitiram o engajamento dos estagiários em processos de escrita que resultaram em criações imaginativas, lembranças sobre percursos trilhados dentro e fora da universidade, reflexões, análises e considerações sobre os efeitos das atividades realizadas no campo do estágio.

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Biografia do Autor

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal (GEPESAL), Linha de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Saúde em contextos formativos.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

NASCIMENTO, L. R. do. Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 885–896, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14090. Acesso em: 16 abr. 2024.