Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896Parole chiave:
Escritas de Si, Cartas, SubjetividadeAbstract
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino apoiada no uso de cartas-relatórios. A estratégia foi empregada ao término de uma prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Durante o estágio, um grupo de dez estudantes do sétimo período do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou uma intervenção psicossocial em formato online. O trabalho elegeu como público-alvo um grupo de vinte professores da Educação Básica, com o objetivo de criar espaços para reflexões e diálogos acerca de suas experiências cotidianas no contexto pandêmico. Após a realização de quatro encontros temáticos com o público mencionado, seguidos da produção coletiva de relatórios parciais, solicitou-se de cada estagiária(o) a escrita de uma carta-relatório. Este recurso foi pensado como estratégia para abrir espaços de reflexão sobre os fazeres ao longo do estágio. Além disso, buscou-se estimular identificação, expressão e circulação de afetos suscitados naquela experiência. As cartas-relatórios permitiram o engajamento dos estagiários em processos de escrita que resultaram em criações imaginativas, lembranças sobre percursos trilhados dentro e fora da universidade, reflexões, análises e considerações sobre os efeitos das atividades realizadas no campo do estágio.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: O cuidado de si (M. T. C. Albuquerque, trad.). Rio de Janeiro: Graal, 1985.
______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática, 2002.
______. Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. História da loucura na Idade clássica. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005
______. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, Roger. Michel Foucault, entrevistas. São Paulo: Graal, 2006. p. 67-100.
______. O que é um autor? Lisboa: Ed. Veja, 2009.
______. O Governo de si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GUATTARI, F; ROLNIK, S. Cartografias do desejo, 4a edição. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
LOURAU, R.; LAPASSADE, G. Chaves da Sociologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
MACHADO, A. M. Exercer a postura crítica: Desafios no estágio em psicologia escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, p. 761-773, 2014. Disponível em: <SciELO - Brasil - Exercer a Postura Crítica: Desafios no Estágio em Psicologia Escolar Exercer a Postura Crítica: Desafios no Estágio em Psicologia Escolar> Acesso em 19 de Abril de 2022.
NEIVA, K. M. C. et al. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, p. 13-24, 2010.
ROMAGNOLI, R. C. O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 44-52, 2014. Disponível em: <SciELO - Brasil - O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista> Acesso em 22 de Abril de 2022.