Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896

Parole chiave:

Escritas de Si, Cartas, Subjetividade

Abstract

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino apoiada no uso de cartas-relatórios. A estratégia foi empregada ao término de uma prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Durante o estágio, um grupo de dez estudantes do sétimo período do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou uma intervenção psicossocial em formato online. O trabalho elegeu como público-alvo um grupo de vinte professores da Educação Básica, com o objetivo de criar espaços para reflexões e diálogos acerca de suas experiências cotidianas no contexto pandêmico. Após a realização de quatro encontros temáticos com o público mencionado, seguidos da produção coletiva de relatórios parciais, solicitou-se de cada estagiária(o) a escrita de uma carta-relatório. Este recurso foi pensado como estratégia para abrir espaços de reflexão sobre os fazeres ao longo do estágio. Além disso, buscou-se estimular identificação, expressão e circulação de afetos suscitados naquela experiência. As cartas-relatórios permitiram o engajamento dos estagiários em processos de escrita que resultaram em criações imaginativas, lembranças sobre percursos trilhados dentro e fora da universidade, reflexões, análises e considerações sobre os efeitos das atividades realizadas no campo do estágio.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal (GEPESAL), Linha de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Saúde em contextos formativos.

Riferimenti bibliografici

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34. 715 pp.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: O cuidado de si (M. T. C. Albuquerque, trad.). Rio de Janeiro: Graal, 1985.
______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática, 2002.
______. Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. História da loucura na Idade clássica. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005
______. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, Roger. Michel Foucault, entrevistas. São Paulo: Graal, 2006. p. 67-100.
______. O que é um autor? Lisboa: Ed. Veja, 2009.
______. O Governo de si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GUATTARI, F; ROLNIK, S. Cartografias do desejo, 4a edição. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
LOURAU, R.; LAPASSADE, G. Chaves da Sociologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
MACHADO, A. M. Exercer a postura crítica: Desafios no estágio em psicologia escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, p. 761-773, 2014. Disponível em: <SciELO - Brasil - Exercer a Postura Crítica: Desafios no Estágio em Psicologia Escolar Exercer a Postura Crítica: Desafios no Estágio em Psicologia Escolar> Acesso em 19 de Abril de 2022.
NEIVA, K. M. C. et al. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, p. 13-24, 2010.
ROMAGNOLI, R. C. O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 44-52, 2014. Disponível em: <SciELO - Brasil - O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista> Acesso em 22 de Abril de 2022.

Pubblicato

2022-12-23

Come citare

NASCIMENTO, L. R. do. Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 885–896, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14090. Acesso em: 21 nov. 2024.