“Favor entregar”: trajetória de uma carta, sua imagem e narrativa de vida e morte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p769-781

Palavras-chave:

Narrativa (auto)biográfica. Escrita de si. Narrativa epistolar. Imagem viajante. Cultura visual.

Resumo

Este texto diz respeito à uma carta e uma fotografia pós-morte de minha, no início dos anos de 1980. Estes dois objetos materiais percorrem o atravessamento temporal e geográfico de uma narrativa que desencadeia a fusão de passado e presente (isso foi; isso é), ao mesmo tempo em que se representa em seu contexto factual o isso será, e as dobras feitas pela fotografia. O contexto da escrita retrata a fatalidade, as sutilezas do anúncio e o ritual final, que juntamente com uma imagem, traça um longo percurso pelo país, por pessoas desconhecidas e retoma após quase quatro décadas para reconstituir a minha própria escritura de si. Abordo os conceitos de flâneur, por meio destes objetos que se cruzam e se complementam em narrativas perdidas e viajantes entre outras histórias e outros lugares, narrando e cartografando a jornada. O cruzamento entre memória, passado e sobrevivência (minha? De minha mãe? De sua história, memória? De outros, outras?), a partir de seu tempo mítico e imemorial, que conecta essas imagens viajantes. A faísca para o texto perpassa, ainda, pelos elementos contidos na carta escrita por uma tia e destinada a outra, assim como a reconstituição biográfica em torno destes sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jossier Sales Boleão, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro da Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades (REdArtH). 

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BORGES, Déborah Rodrigues. Registros de memória em imagens: usos e funções da fotografia mortuária em contexto familiar na cidade de Bela Vista de Goiás (1920-1960). 2008, 169 fls. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia (a idade da fábula): histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204 – 2019, nov. 2012.

MITCHELL, William John Thomas. ¿Qué quieren realmente las imágenes? México: COCOM© Press, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: Unicamp, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

BOLEÃO, J. S. “Favor entregar”: trajetória de uma carta, sua imagem e narrativa de vida e morte . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 769–781, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p769-781. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15091. Acesso em: 26 abr. 2024.