Cartas como dispositivo de formação: experiências de estagiários de música na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p897-916Palavras-chave:
Cartas., Pesquisa (auto)biográfica., Estagiários de música., Pandemia.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre cartas redigidas por estagiários do Curso de Licenciatura em Música referentes às suas experiências, durante a pandemia da COVID-19, no ano 2021, em escolas de educação básica. Como ideia central da pesquisa, tomo as cartas como dispositivos de formação docente. Portanto o objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de construção das experiências docentes de estagiários de música por meio das cartas como dispositivo de formação. E como objetivos específicos busquei perceber o resgate da subjetividade na escrita das cartas; acessar o sensível por meio dos escritos presentes nas cartas; entender a construção e reconstrução das práticas docentes a partir da reflexividade; Além de conhecer o processo conexão entre alunos e professores estagiários no mundo virtual. As cartas funcionaram como dispositivo de formação e possibilitaram acessar o sensível por meio da escrita, valorizar e significar aquilo que pensam e levam da e para sua atuação. A construção da docência dos estagiários está atrelada à educação como um encontro e a relação de ensino e aprendizagem da música.
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