O reconvexo das narrativas nas histórias de vida: sob a ótica da iniciação à docência ao mestrado em educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1200

Parole chiave:

Narrativas., Formação docente., Metodologia de pesquisa.

Abstract

O artigo objetiva trazer ao debate as contribuições e os desafios da utilização das narrativas autobiográficas no ensino superior. Como procedimentos metodológicos, tendo como referencial teórico o método biográfico, foram realizadas: pesquisa bibliográfica, tendo como fontes artigos, livros e capítulos que tratam sobre a pesquisa narrativa; análise de memoriais das autoras, em que narram sobre suas experiências formativas nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da participação em projetos de pesquisa e grupos de estudos que auxiliaram na ampliação e compreensão da pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa. Os resultados apontaram que, apesar de a pesquisa narrativa ter um vasto repertório teórico metodológico, ainda é possível encontrar muitos desafios no processo acadêmico para a utilização e implementação, por isso o destaque para as ações que permitem essas vivências desde a formação inicial potencializando as pesquisas com narrativas formativas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristiane Ribeiro Cabral, Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS (2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional - da UEMS (2016). Graduada em Pedagogia pela UEMS (2013). Atualmente é Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas  em Educação Infantil e Infância, Participou do Grupo de pesquisa Tô voltando pra Casa.

Weverlin Ferreira Brizola, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia e mestranda em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Campo Grande. Bolsista demanda social pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf). Professora iniciante na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Riferimenti bibliografici

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BOLÍVAR, António. (2002). "¿De nobis ipsis silemus?": Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v.4, n.1, p. 40-65, mai.2002. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/redie/v4n1/v4n1a3.pdf Acesso em:

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Relatos de experiencia e Investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p.11-59.

EDITORA GLOBO S/A. Conheça oito histórias por trás das canções de Caetano Veloso. O Globo, 07 ago. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2022/08/conheca-oito-historias-por-tras-das-cancoes-de-caetano-veloso.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2024.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Cortez, 2002.

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Tradução Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

GAGNEBIN, Jeane Marie. Walter Benjamin ou a história aberta (prefácio). In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica: arte e política (Obras escolhidas, v.1. 14ª reimpr.). São Paulo: Brasiliense, 2011. p. 7-19.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, v. 63, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

JOSSO, Marie-Christine. O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.37, n.1, p. 19-31, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/rXZF6DgbGRsjFDTvDFCD5YR/?format=pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005.

LETRAS ACADEMY. A Identidade Cultural em 'Reconvexo' de Maria Bethânia. Letras, [s.d.]. Disponível em: https://www.letras.mus.br/maria-bethania/47242/significado.html#:~:text=A%20Identidade%20Cultural%20em%20'Reconvexo'%20de%20Maria%20Beth%C3%A2nia&text=A%20figura%20da%20'sereia%20que,ra%C3%ADzes%20na%20forma%C3%A7%C3%A3o%20do%20Brasil. Acesso em: 10 abr. 2024.

MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; ALMEIDA, Ordália Alves. Há luz no início do túnel? A formação de professores iniciantes e acadêmicos residentes em foco. In: REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leni; PERRELI, Maria Aparecida. Docência em questão: Discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p.205- 228.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8697. Acesso em: 10 abr. 2024.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007. p. 45-59.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura; SIMAS, Vanessa. Pesquisa narrativa em três dimensões. In: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2014.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A memória em questão: uma perspectiva histórico- cultural. Educação e Sociedade, Campinas, v.21, n.71, p. 166-193, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KVJmjgPbDQt56Jz3XXK9BRF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2024.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico metodológicas sobre as histórias de vida em formação. Educação em Questão, Natal, v. 25, n.11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 10 abr. 2024.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (Org.) Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74. Disponível em: http://books.scielo.org/id/f5jk5. Acesso em: 20 out. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Memória, (auto)biográfica e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 10 abr. 2024.

Pubblicato

2024-12-25

Come citare

CABRAL, C. R.; BRIZOLA, W. F. O reconvexo das narrativas nas histórias de vida: sob a ótica da iniciação à docência ao mestrado em educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1200, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1200. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20041. Acesso em: 15 gen. 2025.

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.