Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64

Palavras-chave:

Relações com a leitura, Apropriações, Bibliotecas pessoais, Trajetórias de vida

Resumo

Podemos entender a biblioteca como um sonhado espaço reunindo livros e saberes acumulados. Segundo Chartier, ela é um traço marcante da civilização ocidental, resultado da busca por títulos e do anseio de se guardar a memória de um grupo ou mesmo as nossas memórias individuais. A história dos textos, de suas formas e apropriações remetem à multiplicidade evocada na famosa Biblioteca de Babel imaginada por Borges. Nela, cada prateleira agrupa um universo de livros. Em cada corredor e andar, multiplicam-se os textos, formando um mosaico em constante movimento porque abriga vários caminhos e leituras. Propomos aqui descrever nossas bibliotecas pessoais, marcando o que lemos em diferentes momentos de nossas vidas, durante nossa infância, em casa, na escola, em nossos trabalhos de pesquisa e no exercício do magistério. Não se trata apenas de lembrarmos dos livros marcantes, que vão compondo o catálogo que cada um vem construindo em sua trajetória. É inevitável pensar sobre o lugar desses títulos em nossa formação. Como os conhecemos? Por que os escolhemos? A quais “prateleiras” temos acesso em cada momento e espaço de nossas vidas? É nesse sentido que nossas narrativas, enquanto alunos, professores e pesquisadores, constituem uma reflexão sobre nossas relações com a leitura.

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Biografia do Autor

Juliana de Souza Silva, Faculdade de Educação da USP

Doutora (2017) e mestre (2012) em educação na linha de pesquisa "Didática, teorias de ensino e práticas escolares" pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro/SP. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, lecionando as disciplina de Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil; Educação Infantil; Projetos de Estágio na Educação Infantil. É também professora do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré onde ministra as disciplinas de Didática, Educação Infantil e Sociologia da Infância entre outras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: representações docentes, práticas escolares, cultura universitária, avaliação e ensino superior.

Roni Cleber Dias de Menezes, Faculdade de Educação da USP

Professor Doutor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP (2011), tendo a respectiva pesquisa sido em parte desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, programa PDEE-CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP - 2006. Bacharelado (1998) e Licenciatura (2000) em História pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no âmbito do Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012-2014), junto ao Proped - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: história dos intelectuais, circulação cultural e história comparada da educação.

Vivian Batista da Silva, Faculdade de Educação da USP

É Professora Associada da Faculdade de Educação da USP, vice-presidente da Comissão de Graduação e Coordenadora da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC desde 2018. É Coordenadora da COC-Educação Básica da FEUSP/Escola de Aplicação. Coordenou a área de Didática junto ao EDM-FEUSP (2012-2016) e atualmente é Coordenadora de Área junto ao PIBID/USP/Pedagogia 2020. É uma das pesquisadoras principais do Projeto Temático FAPESP sobre Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) (Processo 2018/26699-04). Atua também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Realizou Estágio de Pós-Doutorado Sênior junto à UFPR (2017), aprofundando seus estudos nas áreas de História da Educação e Didática e pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo sócio-histórico-comparado.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

SILVA, J. de S.; MENEZES, R. C. D. de; SILVA, V. B. da . Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 47–64, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773. Acesso em: 24 abr. 2024.