Professors and their libraries: pilgrimages stories

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64

Keywords:

Relations with reading, Appropriations, Personal libraries, Life trajectories

Abstract

We can understand the library as a wanted space gathering books and accumulated knowledge. According to Chartier, it is a striking feature of Western civilization, the result of the search for titles and the desire to keep the memory of a group or even our individual memories. The history of the texts, their forms and appropriations refer to the multiplicity evoked in the famous Library of Babel imagined by Borges. In it, each shelf groups a universe of books. In each corridor and floor, the texts multiply, forming a mosaic in constant movement because it houses various paths and readings. We propose here to describe our personal libraries, marking what we read at different times in our lives, during our childhood, at home, at school, in our research work and in the exercise of teaching. It is not just a matter of remembering the remarkable books that make up the catalog that each one has been building in their trajectory. It is inevitable to think about the place of these titles in our formation. How do we know them? Why do we choose them? What “shelves” do we have access to at every moment and space in our lives? It is in this sense that our narratives, as students, teachers and researchers, constitute a reflection on our relations with reading.

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Author Biographies

Juliana de Souza Silva, Faculdade de Educação da USP

Doutora (2017) e mestre (2012) em educação na linha de pesquisa "Didática, teorias de ensino e práticas escolares" pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro/SP. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, lecionando as disciplina de Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil; Educação Infantil; Projetos de Estágio na Educação Infantil. É também professora do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré onde ministra as disciplinas de Didática, Educação Infantil e Sociologia da Infância entre outras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: representações docentes, práticas escolares, cultura universitária, avaliação e ensino superior.

Roni Cleber Dias de Menezes, Faculdade de Educação da USP

Professor Doutor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP (2011), tendo a respectiva pesquisa sido em parte desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, programa PDEE-CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP - 2006. Bacharelado (1998) e Licenciatura (2000) em História pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no âmbito do Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012-2014), junto ao Proped - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: história dos intelectuais, circulação cultural e história comparada da educação.

Vivian Batista da Silva, Faculdade de Educação da USP

É Professora Associada da Faculdade de Educação da USP, vice-presidente da Comissão de Graduação e Coordenadora da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC desde 2018. É Coordenadora da COC-Educação Básica da FEUSP/Escola de Aplicação. Coordenou a área de Didática junto ao EDM-FEUSP (2012-2016) e atualmente é Coordenadora de Área junto ao PIBID/USP/Pedagogia 2020. É uma das pesquisadoras principais do Projeto Temático FAPESP sobre Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) (Processo 2018/26699-04). Atua também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Realizou Estágio de Pós-Doutorado Sênior junto à UFPR (2017), aprofundando seus estudos nas áreas de História da Educação e Didática e pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo sócio-histórico-comparado.

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Published

2021-05-30

How to Cite

SILVA, J. de S.; MENEZES, R. C. D. de; SILVA, V. B. da . Professors and their libraries: pilgrimages stories. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 47–64, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773. Acesso em: 23 nov. 2024.