Profesores y sus bibliotecas: historias de peregrinaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64

Palabras clave:

Relaciones con la lectura, Apropiaciones, Bibliotecas personales, Trayectorias de vida

Resumen

Podemos entender la biblioteca como un espacio soñado que reúne libros y conocimientos acumulados. Según Chartier, es un rasgo llamativo de la civilización occidental, el resultado de la búsqueda de títulos y el deseo de conservar la memoria de un grupo o incluso nuestra memoria individual. La historia de los textos, sus formas y apropiaciones remiten a la multiplicidad evocada en la famosa Biblioteca de Babel imaginada por Borges. En él, cada estante agrupa un universo de libros. En cada pasillo y piso, los textos se multiplican, formando un mosaico en constante movimiento porque alberga diversos recorridos y lecturas. Nos proponemos aquí describir nuestras bibliotecas personales, marcando lo que leemos en diferentes momentos de nuestra vida, durante nuestra infancia, en casa, en la escuela, en nuestra labor investigadora y en el ejercicio de la docencia. No se trata solo de recordar los notables libros que componen el catálogo que cada uno ha ido construyendo en su trayectoria. Es inevitable pensar en el lugar de estos títulos en nuestra formación. ¿Cómo los conocemos? ¿Por qué los elegimos? ¿A qué “estanterías” tenemos acceso en cada momento y espacio de nuestras vidas? Es en este sentido que nuestras narrativas, como estudiantes, profesores e investigadores, constituyen una reflexión sobre nuestras relaciones con la lectura.

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Biografía del autor/a

Juliana de Souza Silva, Faculdade de Educação da USP

Doutora (2017) e mestre (2012) em educação na linha de pesquisa "Didática, teorias de ensino e práticas escolares" pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro/SP. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, lecionando as disciplina de Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil; Educação Infantil; Projetos de Estágio na Educação Infantil. É também professora do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré onde ministra as disciplinas de Didática, Educação Infantil e Sociologia da Infância entre outras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: representações docentes, práticas escolares, cultura universitária, avaliação e ensino superior.

Roni Cleber Dias de Menezes, Faculdade de Educação da USP

Professor Doutor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP (2011), tendo a respectiva pesquisa sido em parte desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, programa PDEE-CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP - 2006. Bacharelado (1998) e Licenciatura (2000) em História pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no âmbito do Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012-2014), junto ao Proped - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: história dos intelectuais, circulação cultural e história comparada da educação.

Vivian Batista da Silva, Faculdade de Educação da USP

É Professora Associada da Faculdade de Educação da USP, vice-presidente da Comissão de Graduação e Coordenadora da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC desde 2018. É Coordenadora da COC-Educação Básica da FEUSP/Escola de Aplicação. Coordenou a área de Didática junto ao EDM-FEUSP (2012-2016) e atualmente é Coordenadora de Área junto ao PIBID/USP/Pedagogia 2020. É uma das pesquisadoras principais do Projeto Temático FAPESP sobre Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) (Processo 2018/26699-04). Atua também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Realizou Estágio de Pós-Doutorado Sênior junto à UFPR (2017), aprofundando seus estudos nas áreas de História da Educação e Didática e pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo sócio-histórico-comparado.

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Publicado

2021-05-30

Cómo citar

SILVA, J. de S.; MENEZES, R. C. D. de; SILVA, V. B. da . Profesores y sus bibliotecas: historias de peregrinaciones. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 47–64, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773. Acesso em: 30 jun. 2024.