Narrativa autobiográfica de um professor camponês: o campo como lugar de pertencimento e de autoformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p345-362

Palavras-chave:

Narrativa autobiográfica, Histórias de vida, Identidade docente, Professor do campo

Resumo

Nesta pesquisa autobiográfica, reflito acerca dos momentos significativos da minha trajetória de vida e formação, que me fizeram compreender o campo como lugar de construção pessoal e profissional, como também a maneira como se configurou minha prática docente nesse espaço e suas contribuições para minha autoformação. Para o alcance deste objetivo, assumo a narrativa autobiográfica como metodologia de investigação qualitativa que se ocupa das memórias de vida e das narrativas pessoais. Assim, narro fragmentos dos acontecimentos marcantes da minha vida, desde a infância, a formação, a docência e a pesquisa na pós-graduação. Revelo as experiências de vida no campo, bem como o processo de formação na Educação Básica e Ensino Superior. Os resultados indicam que o espaço campesino atua na construção da minha identidade docente, visto que é neste espaço que se configura a minha prática, por meio da interação com outros sujeitos - os estudantes - e com diferentes setores que configuram o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Educação do Campo - ênfase em Matemática e Sistema de Informação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2017) e graduação em Pedagogia - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2014). 

José Sávio Bicho, UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando na Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Editor da RdDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. Membro do GT05 - História da Matemática e Cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Red Internacional de Etnomatemática. É vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Socioculturais da Amazônia (GPEMAZON/UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Interculturalidade (GEPECI/UNIFESSPA). Participa do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras (EmF/UFF) e do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/UNIFAP).

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela UFPA. Professora no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da UFPA.

Referências

ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2017. p. 65-86.

AUAREK, Wagner Ahmad; GOMES, Maria Laura Magalhães. Pedro, Paulo e Célia: das tensões entre aproximar-se do aluno e ser professor de Matemática. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PAULA, Maria José; GOMES, Maria Laura Magalhães; AUAREK, Wagner Ahmad (Orgs.). Viver e contar: Experiências e práticas de professores de Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2012. p. 257-270 (Col. Contextos da Ciência).

BARREIRA, Jonas Souza. O uso da tecnologia de informação e comunicação no ensino de Matemática em uma escola do campo: uma análise de suas limitações e potencialidades. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2017.

BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar Matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo 2020. 136f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação continuada de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cyntia Pereira de (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000. p. 7-20.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2017. p. 87-132

CASTAÑEDA, José Antonio Serrano; MORALES, Juan Mario Ramos. Narrar a vida: deliberações no campo biográfico. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017. p. 75-97

CATANI, Denice Barbara. Prática de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cyntia Pereira de (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000. p. 21-29

CHAVES, Sílvia Nogueira. Memorial de formação: espaço identidade, diferença, subjetivação. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; BRITO, Maria dos Remédios de (Orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. p. 207-218

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GONÇALVES, Terezinha; LEBREGO, Rafaela; BARREIRA, Jonas Souza; SIQUEIRA, Ivone. Análise textual discursiva na pesquisa narrativa: investigando sentidos da docência expressos por professoras de Ciências. In: COSTA, António Pedro; SÁ, Susana Oliveira de; CASTRO, Paulo; SOUZA, Deyse Neri. Atas do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: investigação Qualitativa na Educação. V. 1. Lisboa: Ludomedia, 2019. p. 1087-1096

GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017. p. 25-47

HERNÁNDEZ, Rosa María Torres. Olhar a experiência estética na escrita de si. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.) Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017. p. 187-207

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Introdução. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central na formação de professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017. p. 10-14 (Coleção Contextos da Ciência).

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013. p. 31-61

JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8423. Acesso em: 22 de fevereiro de 2020

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017. p. 143-165

MIGUEL, Antonio. Vida de professores de Matemática: o doce e o dócil do adoecimento. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PAULA, Maria José; GOMES, Maria Laura Magalhães; AUAREK, Wagner Ahmad (Orgs.). Viver e contar: Experiências e práticas de professores de Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2012. p. 271-309 (Col. Contextos da Ciência)

MODESTO NETO, Celso José et al. Como me tornei professor(a). In: RIBEIRO, Nilsa Brito; ANJOS, Maura Pereira (Orgs.). Saberes e práticas de educadores e educadoras do campo. Marabá-PA: Iguana, 2016. p. 91-110

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013. p. 11-30

PACHECO, Luci Mary Duso. Camponês. In: STRECK. Danilo R.; RENDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 64-65

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas institucionais de si: a arte de enlaçar reflexão, razão e emoções. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces ente histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017. p. 99-124

SANTOS, Claudemir Ribeiro dos et al. Narrativas Docentes: Memórias e Saberes de Professores. In: RIBEIRO, Nilsa Brito; ANJOS, Maura Pereira (Orgs.). Saberes e Práticas de Educadores e Educadoras do Campo. Marabá-PA: Iguana, 2016. p. 111-141.

SOUSA, Cyntia Pereira de. A evocação da entrada na escola: relatos autobiográficos de professores e professoras. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cyntia Pereira de (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000. p. 31-44

SPINILLO, Alina Galvão; MAGINA, Sandra. Alguns “mitos” sobre a Educação Matemática e suas consequências para o ensino fundamental. In: PAVANELLO, Regina Maria (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: Biblioteca do Educador Matemático, 2004. p. 7-35 (v. 2; Coleção SBEM)

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

BARREIRA, J. S.; BICHO, J. S.; MANFREDO, E. C. G. Narrativa autobiográfica de um professor camponês: o campo como lugar de pertencimento e de autoformação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 345–362, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p345-362. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8646. Acesso em: 25 dez. 2024.