Histórias de vida de professores que ensinam matemática: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região norte, de 2001 a 2012

Autores

  • Edileusa Valente Belo Universidade Federal de Roraima
  • Roseli Araujo Barros Universidade Federal do Pará
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p719-740

Palavras-chave:

História de vida. Estado da Arte. Professor que Ensina Matemática

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar pesquisas acadêmicas brasileiras da região Norte, com foco na história de vida de professores de Matemática. Os trabalhos selecionados fazem parte do projeto Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM). Tomamos como corpus de análise as pesquisas que se coadunam com a tendência teórica história de vida de professores, em particular, a história de vida de Professores que Ensinam Matemática (PEM), totalizando análises de sete dissertações. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, na modalidade Estado da Arte, buscando compreender características apresentadas por essas pesquisas, que as colocam no contexto da referida tendência teórica, bem como identificar suas bases teórico-metodológicas e as potencialidades para a formação docente do PEM, na região Norte. O estudo mostrou que as pesquisas que tomam como foco as histórias de vida de PEM foram produzidas em uma diversidade de contextos, nos espaços de formação continuada, sendo perpassadas, ainda, pelo trabalho efe­tivo dos professores, ou seja, no que tange à prática pedagógica docente. Foi possível perceber, também, que há um longo caminho a percorrer, no que diz respeito ao entendimento das abordagens teórico-metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas envolvendo PEM, o que requer uma reflexão acerca da necessidade de um direcionamento metodológico em tais pesquisas.

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Biografia do Autor

Edileusa Valente Belo, Universidade Federal de Roraima

Professora da Universidade Federal de Roraima - Departamento de Matemática

Roseli Araujo Barros, Universidade Federal do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo Programa (2005). Professora da Universidade Estadual de Goiás, Campus Jussara

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação e Ciências e Matemática (2013), no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo Programa (2004). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática, no IEMCI, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência e estudos no campo da formação de professores para a docência em matemática e ciências na Educação Básica, e ainda em temas que incluem a formação e prática de professores e de formadores de professores de matemática e ciências; histórias de vida; projetos de trabalho; currículo; planejamento e processos de alfabetização e letramento nos anos inciais de escolaridade.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

BELO, E. V.; BARROS, R. A.; GONÇALVES, T. O.; MANFREDO, E. C. G. Histórias de vida de professores que ensinam matemática: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região norte, de 2001 a 2012. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 719–740, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p719-740. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3678. Acesso em: 21 dez. 2024.