O reconvexo das narrativas nas histórias de vida: sob a ótica da iniciação à docência ao mestrado em educação
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1200Mots-clés :
Narrativas., Formação docente., Metodologia de pesquisa.Résumé
O artigo objetiva trazer ao debate as contribuições e os desafios da utilização das narrativas autobiográficas no ensino superior. Como procedimentos metodológicos, tendo como referencial teórico o método biográfico, foram realizadas: pesquisa bibliográfica, tendo como fontes artigos, livros e capítulos que tratam sobre a pesquisa narrativa; análise de memoriais das autoras, em que narram sobre suas experiências formativas nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da participação em projetos de pesquisa e grupos de estudos que auxiliaram na ampliação e compreensão da pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa. Os resultados apontaram que, apesar de a pesquisa narrativa ter um vasto repertório teórico metodológico, ainda é possível encontrar muitos desafios no processo acadêmico para a utilização e implementação, por isso o destaque para as ações que permitem essas vivências desde a formação inicial potencializando as pesquisas com narrativas formativas.
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