Vol. 6 Núm. 10 (2023): Innovaciones pedagógicas y tecnológicas, organización y gestión de la Educación de Jóvenes y Adultos

A Educação de Jovens e Adultos resulta numa dimensão de lutas que abrangem perspectivas mais democráticas da efetivação do direito subjetivo à educação contra situações de formação aligeirada e compensatória para os jovens, os adultos e os idosos, que muitas vezes acontecem através de pacotes pedagógicos apresentados aos sistemas de ensino.

As ações desmobilizadoras e descaracterizadoras do ensino de jovens, adultos e idosos devem ser combatidas, especialmente quando se olha o direito das pessoas atrelado à sua formação ao longo da vida, à Educação Profissional e à Educação Especial. Portanto, compreender o sentido do arcabouço legislativo regulatório (das leis, dos decretos, das diretrizes) é imprescindível para demarcação do caráter contraditório, do projeto de governo, da memória das lutas pela EJA. É tempo para que se abram  as possibilidades de mudanças sociais advindas das políticas públicas, do pensar pedagógico, da gestão da escola e das inovações tecnológicas usadas na área de conhecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 

As indagações sempre presentes: Quais são os conceitos mobilizados na EJA que põem em risco as conquistas das décadas iniciais do século XXI? Quais são as disputas conceituais, políticas, legislativas, pedagógicas, tecnológicas e de gestão que vem mobilizando a Educação de Jovens e Adultos no contexto (pós) pandemia do COVID-19? No Brasil, existe um desalinhamento da Política Nacional de Alfabetização (PNA), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Educação de Jovens e Adultos a Distância, com as lutas históricas em defesa dessa educação? Qual o papel da Educação de Jovens, Adultos e Idosos para a sociedade contemporânea? O que significa aprender ao longo da vida?

Pensar alternativas diversas e formas possíveis de atender à população que não concluiu o processo de escolarização básica é um dos mobilizadores da proposição do dossiê temático, que esperamos rechear com artigos que contemplem resultados de pesquisas sobre experiências de políticas educativas escolares e não escolares sobre a educação para os sujeitos jovens, adultos e idosos de forma que, por meio dessa publicação, possamos contribuir com o debate sobre as mudanças do pensar pedagógico, da gestão da escola e das inovações tecnológicas na área de conhecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos; da produção de políticas públicas para educação de jovens e adultos. 

Publicado: 2023-06-30

Apresentação

Dossiê Temático

Artigos

  • POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN BAHÍA DE 1987 A 2002

    Sandra Kely Santana, Solange Mary Santos
    227-248
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699
  • El PUNTO DE VISTA DE LOS ESTUDIANTES DEL ENSEÑO MEDIO PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE EL SISTEMA DE CUOTAS

    Danilo Santos de Oliveira, Demison Machado de Souza, Edjan Pinto da Silva, João Batista de Oliveira Neto
    249-270
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17052
  • SABERES EXPERIENCIAIS DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EGRESSAS DO PIBID

    Fabrício Oliveira da Silva, Larissa da Conceição Alves
    271-292
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16638
  • PARENTALIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA POSITIVA E OS REFLEXOS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO DE LITERATURA

    Jurema Hughes Sento Se, Miriam Medeiros Strack, Sónia Mairos Baptista Ferreira
    293-304
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16532
  • TRADIÇÃO ORAL, HISTÓRIA E LITERATURA

    João N'gola Trindade N'gola Trindade
    305-332
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.9606
  • FREIRE: MARXISTA OU MARXISIZANTE?

    Daniel Cardoso Alves
    333-349
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16588
  • USO DE SIMULADORES VIRTUALES EN LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS

    MAGNO DE OLIVEIRA SANTOS
    350-368
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.12951