SABERES EXPERIENCIAIS DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EGRESSAS DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16638

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes da docência, PIBID, Narrativas

Resumo

O presente texto objetiva compreender os processos de constituição identitária, produção de saberes e aprendizagens experienciais da docência que são revelados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O presente estudo é de base qualitativa, por primar pela produção de sentidos que o sujeito produz ao falar de si e de suas vivências formativas. Ancora-se na perspectiva da abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo de coleta de informações as narrativas das egressas. Como resultados, as narrativas revelaram o desenvolvimento de fatores que se relacionam com os mecanismos de produção de identidades, saberes da profissão docente. As narrativas evidenciam como o PIBID possibilitou a produção de saberes relacionados com o planejamento e a diversidade em sala de aula, além dos processos de aprendizagem compartilhados com os pares no processo de construção do conhecimento profissional, revelando a dimensão do ambiente escolar como espaço importante de formação colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Larisssa da Conceição Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (2015-2019). Integra o Núcleo de Pesquisa Em Pedagogia Universitária- NEPPU como pesquisadora colaboradora.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, F. O. da, & Alves, L. da C. (2023). SABERES EXPERIENCIAIS DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EGRESSAS DO PIBID. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 271–292. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16638