SABERES EXPERIENCIAIS DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EGRESSAS DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16638Palavras-chave:
Formação de Professores, Saberes da docência, PIBID, NarrativasResumo
O presente texto objetiva compreender os processos de constituição identitária, produção de saberes e aprendizagens experienciais da docência que são revelados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O presente estudo é de base qualitativa, por primar pela produção de sentidos que o sujeito produz ao falar de si e de suas vivências formativas. Ancora-se na perspectiva da abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo de coleta de informações as narrativas das egressas. Como resultados, as narrativas revelaram o desenvolvimento de fatores que se relacionam com os mecanismos de produção de identidades, saberes da profissão docente. As narrativas evidenciam como o PIBID possibilitou a produção de saberes relacionados com o planejamento e a diversidade em sala de aula, além dos processos de aprendizagem compartilhados com os pares no processo de construção do conhecimento profissional, revelando a dimensão do ambiente escolar como espaço importante de formação colaborativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabrício Oliveira da Silva, Larissa da Conceição Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.