v. 6 n. 10 (2023): Inovações pedagógicas, tecnológicas, organização e gestão da Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos resulta numa dimensão de lutas que abrangem perspectivas mais democráticas da efetivação do direito subjetivo à educação contra situações de formação aligeirada e compensatória para os jovens, os adultos e os idosos, que muitas vezes acontecem através de pacotes pedagógicos apresentados aos sistemas de ensino.

As ações desmobilizadoras e descaracterizadoras do ensino de jovens, adultos e idosos devem ser combatidas, especialmente quando se olha o direito das pessoas atrelado à sua formação ao longo da vida, à Educação Profissional e à Educação Especial. Portanto, compreender o sentido do arcabouço legislativo regulatório (das leis, dos decretos, das diretrizes) é imprescindível para demarcação do caráter contraditório, do projeto de governo, da memória das lutas pela EJA. É tempo para que se abram  as possibilidades de mudanças sociais advindas das políticas públicas, do pensar pedagógico, da gestão da escola e das inovações tecnológicas usadas na área de conhecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 

As indagações sempre presentes: Quais são os conceitos mobilizados na EJA que põem em risco as conquistas das décadas iniciais do século XXI? Quais são as disputas conceituais, políticas, legislativas, pedagógicas, tecnológicas e de gestão que vem mobilizando a Educação de Jovens e Adultos no contexto (pós) pandemia do COVID-19? No Brasil, existe um desalinhamento da Política Nacional de Alfabetização (PNA), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Educação de Jovens e Adultos a Distância, com as lutas históricas em defesa dessa educação? Qual o papel da Educação de Jovens, Adultos e Idosos para a sociedade contemporânea? O que significa aprender ao longo da vida?

Pensar alternativas diversas e formas possíveis de atender à população que não concluiu o processo de escolarização básica é um dos mobilizadores da proposição do dossiê temático, que esperamos rechear com artigos que contemplem resultados de pesquisas sobre experiências de políticas educativas escolares e não escolares sobre a educação para os sujeitos jovens, adultos e idosos de forma que, por meio dessa publicação, possamos contribuir com o debate sobre as mudanças do pensar pedagógico, da gestão da escola e das inovações tecnológicas na área de conhecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos; da produção de políticas públicas para educação de jovens e adultos. 

Publicado: 2023-06-30

Apresentação

  • Inovações pedagógicas, tecnológicas, organização e gestão da Educação de Jovens e Adultos

    4-9
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.

Dossiê Temático

  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA

    Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz, Cayo Pabllo Santana de Jesus, Paulo José Pereira dos Santos , Silvar Ferreira Ribeiro
    10-29
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295
  • OS USOS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ACHADOS INICIAIS DA PESQUISA-AÇÃO RESPONSÁVEL E INOVADORA

    Katiuscia da Silva Santos, Silvar Ferreira Ribeiro
    30-44
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17797
  • A GESTÃO DA ESCOLA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE E PÓS-PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Robson Ribeiro Reis ; Selma dos Santos
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16701
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19

    Cláudia Almeida de Oliveira
    59-79
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17304
  • A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - BA DE 2016

    Selma dos Santos, Sandra Kely Machado Bastos Santana, Adarita Souza da Silva
    80-105
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17563
  • CAMINHOS INDÍGENAS DA EJA EM COROA VERMELHA-BA UM PROGNÓSTICO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL

    Carla Regina Zasso, Adeline Cerqueira Souza
    106-123
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16524
  • PROJETO “LI E INDICO” DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA/JOSÉ WALTER

    Maria José Marques Lima, Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Luiz Botelho Albuquerque
    124-139
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.14300
  • PROCESSO DE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Juarez da Silva Paz, Silvar Ferreira Ribeiro, Tania Regina Dantas
    140-160
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16677
  • A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ESTUDANTES DO TURNO NOTURNO NOS DOCUMENTOS DA ESCOLA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR

    Selma dos Santos, Juliana de Souza Lima Varjão
    161-182
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16697
  • CENÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA CAMPO

    Rosiane Souza Santos, Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Elizeu Clementino de Souza
    183-203
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16687
  • PARTICIPAÇÂO ESTUDANTIL NA GESTÃO ESCOLAR: CONTEXTO, LIMITES E PERSPECTIVAS

    Indiara Silva de Freitas, Solange Mary Moreira Santos
    204-226
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16700

Artigos

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (1987-2002): PROPOSTA DE MUDANÇAS PARA O ATENDIMENTO A JUVENTUDE

    Sandra Kely Santana, Solange Mary Santos
    227-248
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699
  • A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O SISTEMA DE COTAS

    Danilo Santos de Oliveira, Demison Machado de Souza, Edjan Pinto da Silva, João Batista de Oliveira Neto
    249-270
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17052
  • SABERES EXPERIENCIAIS DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EGRESSAS DO PIBID

    Fabrício Oliveira da Silva, Larisssa da Conceição Alves
    271-292
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16638
  • PARENTALIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA POSITIVA E OS REFLEXOS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO DE LITERATURA

    Jurema Hughes Sento Se, Miriam Medeiros Strack, Sonia Mairos Baptista Ferreira
    293-304
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16532
  • TRADIÇÃO ORAL, HISTÓRIA E LITERATURA

    João N'gola Trindade
    305-332
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.9606
  • FREIRE: MARXISTA OU MARXISIZANTE?

    Daniel Cardoso Alves
    333-349
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16588
  • UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

    Magno de Oliveira Santos
    350-368
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.12951