PARENTALIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA POSITIVA E OS REFLEXOS NA ADOLESCÊNCIA:
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16532Palavras-chave:
Parentalidade, Educação parental, Disciplina positiva, Educação positiva, AdolescênciaResumo
A adolescência caracteriza-se por transformações e mudanças. Muitas vezes os jovens são incompreendidos e, por vezes, os responsáveis usam métodos ortodoxos, para impor o respeito através da força, ameaça e/ou punição. Os adolescentes deixaram de ser crianças e ainda não são adultos, não se reconhecem em seus corpos que estão mudando, nem compreendem as alterações a que estão submetidos. As famílias deveriam orientar no que está acontecendo, se colocar como parceiros. Algumas famílias têm aproveitado para se aproximarem de seus jovens através de trocas constantes e contínuas. Algumas famílias mantêm a crença de que os jovens estão submissos aos pais até que se sustentem. Essa mudança de paradigma não é rápida e está longe de ser fácil. A Disciplina Positiva prima por uma educação respeitosa, através da comunicação não violenta, contribuindo para o desenvolvimento de boas competências emocionais. O objetivo principal da pesquisa é identificar o que já existe publicado acerca dessa temática. Trata-se da revisão bibliográfica no Portal de Periódicos Capes (Catálogo de Teses e Dissertações) e Repositório de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), em Portugal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jurema Hughes Sento Se, Miriam Medeiros Strack, Sónia Mairos Baptista Ferreira, Sónia Mairos Baptista Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.