PARENTALIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA POSITIVA E OS REFLEXOS NA ADOLESCÊNCIA:

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16532

Palavras-chave:

Parentalidade, Educação parental, Disciplina positiva, Educação positiva, Adolescência

Resumo

A adolescência caracteriza-se por transformações e mudanças. Muitas vezes os jovens são incompreendidos e, por vezes, os responsáveis usam métodos ortodoxos, para impor o respeito através da força, ameaça e/ou punição. Os adolescentes deixaram de ser crianças e ainda não são adultos, não se reconhecem em seus corpos que estão mudando, nem compreendem as alterações a que estão submetidos. As famílias deveriam orientar no que está acontecendo, se colocar como parceiros. Algumas famílias têm aproveitado para se aproximarem de seus jovens através de trocas constantes e contínuas. Algumas famílias  mantêm a crença de que os jovens estão submissos aos pais até que se sustentem. Essa mudança de paradigma não é rápida e está longe de ser fácil. A Disciplina Positiva prima por uma educação respeitosa, através da comunicação não violenta, contribuindo para o desenvolvimento de boas competências emocionais. O objetivo principal da pesquisa é identificar o que já existe publicado acerca dessa temática. Trata-se da revisão bibliográfica no Portal de Periódicos Capes (Catálogo de Teses e Dissertações)  e Repositório de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Hughes Sento Se, J., Strack, M. M., & Ferreira, S. M. B. (2023). PARENTALIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA POSITIVA E OS REFLEXOS NA ADOLESCÊNCIA:: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 293–304. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16532