CAMINHOS INDÍGENAS DA EJA EM COROA VERMELHA-BA

UM PROGNÓSTICO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16524

Palavras-chave:

Educação, EJA, RCNEI, Indígena Pataxó, Desenvolvimento Local

Resumo

O presente artigo originou-se das discussões efetuadas no interior do mestrado em Educação e Contemporaneidade e nos grupos de pesquisas TSPPP e GIPRES. O estudo de caso buscou ponderar algumas reflexões sobre a educação de jovens e adultos indígenas, a partir da Escola Municipal Indigena Pataxó de Coroa Vermelha, em um contexto participativo, tendo como ponto de alusão o documento Referencial Curricular Nacional (RCNEI) para Escolas Indígenas e a potencial motivação para alavancar o desenvolvimento local. Isso foi possível de ser concretizado por meio de teóricos que contém o pensamento de vertente crítica e de trabalho, conhecimento indispensável para se entender a EJA, pela trilha metodológica do referencial bibliográfico, observação e roda de conversa. Como resultado, percebeu-se que ocorrem práticas com projetos no âmbito escolar hierárquico e verticalizado por influência orientadora do RCNEI, apesar de ter ressignificado interculturalmente o ensino específico e diferenciado, mas ainda sinaliza fragilidade quanto a aderência na comunidade indígena.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Zasso, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Mestranda Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/Mestrado, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), SMED (Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália - BA, professora efetiva da rede municipal de ensino) e membro do grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP)

Adeline Cerqueira Souza, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013). Possui graduação em Geografia Bacharelado e licenciatura. Mestranda Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/Mestrado, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Educação e Representações e Sustentabilidade (GIPRES), bolsista CAPES. E-mail addgeo@yahoo.com.br. 

 

 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Zasso, C. R., & Souza, A. C. (2023). CAMINHOS INDÍGENAS DA EJA EM COROA VERMELHA-BA: UM PROGNÓSTICO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 106–123. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16524