CAMINHOS INDÍGENAS DA EJA EM COROA VERMELHA-BA
UM PROGNÓSTICO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16524Palavras-chave:
Educação, EJA, RCNEI, Indígena Pataxó, Desenvolvimento LocalResumo
O presente artigo originou-se das discussões efetuadas no interior do mestrado em Educação e Contemporaneidade e nos grupos de pesquisas TSPPP e GIPRES. O estudo de caso buscou ponderar algumas reflexões sobre a educação de jovens e adultos indígenas, a partir da Escola Municipal Indigena Pataxó de Coroa Vermelha, em um contexto participativo, tendo como ponto de alusão o documento Referencial Curricular Nacional (RCNEI) para Escolas Indígenas e a potencial motivação para alavancar o desenvolvimento local. Isso foi possível de ser concretizado por meio de teóricos que contém o pensamento de vertente crítica e de trabalho, conhecimento indispensável para se entender a EJA, pela trilha metodológica do referencial bibliográfico, observação e roda de conversa. Como resultado, percebeu-se que ocorrem práticas com projetos no âmbito escolar hierárquico e verticalizado por influência orientadora do RCNEI, apesar de ter ressignificado interculturalmente o ensino específico e diferenciado, mas ainda sinaliza fragilidade quanto a aderência na comunidade indígena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Zasso, Adeline Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.