SENDEROS INDÍGENAS DE EJA EN COROA VERMELHA-BA
UN PRONÓSTICO PARA EL DESARROLLO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16524Palabras clave:
Educação, EJA, RCNEI, Indígena Pataxó, Desenvolvimento LocalResumen
Este artículo se originó a partir de discusiones realizadas en la Maestría en Educación y Contemporaneidad y en los grupos de investigación TSPPP y GIPRES. El estudio de caso buscó considerar algunas reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos indígenas, de la Escuela Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, en un contexto participativo, teniendo como punto de alusión el documento Referencial Curricular Nacional (RCNEI) para Escuelas Indígenas y el motivación potencial para impulsar el desarrollo local. Esto fue posible lograrlo a través de teóricos que contienen pensamiento y trabajo críticos, conocimientos esenciales para comprender EJA, a través del rastro metodológico de la referencia bibliográfica, rueda de observación y conversación. Como resultado, se percibió que existen prácticas con proyectos en el ámbito escolar jerárquico y vertical debido a la influencia rectora del RCNEI, que ha resignificado interculturalmente la enseñanza específica y diferenciada, pero aún señala fragilidad en cuanto a la adherencia en la comunidad indígena.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carla Zasso, Adeline Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.