PROJETO “LI E INDICO” DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA/JOSÉ WALTER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.14300

Palavras-chave:

Leitura, Incentivo, Formação

Resumo

Artigo trata sobre o projeto “Li e Indico” da Biblioteca do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA/JOSÉ WALTER, tendo como objetivo geral formar alunos que se aproximem e ganhe o gosto pela leitura, como ato quotidiano prazeroso e de cultura. Os objetivos específicos passam por incentivar os alunos à prática da leitura, tornar a biblioteca um espaço agradável e mais visitado, assim como divulgar os livros mais lidos. A metodologia do processo incide nos seguintes passos: o aluno é convidado a conhecer a biblioteca através de pequenos avisos, pelo que quando chega à biblioteca e faz a escolha de leitura é lhe entregue um instrumental para registrar o porquê da indicação da leitura, sendo posteriormente divulgado junto com a imagem da capa do livro. 2018-2019 tivemos 45 leitores comprometidos com a leitura, sendo que uma educanda leu 21 livros. O projeto tem atendido aos seus objetivos propostos, os leitores e leitoras são os protagonistas de suas leituras, e a biblioteca exerce importante papel na aquisição do conhecimento e formação de leitores, na prática curricular da escola.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Marques Lima, Universidade do Minho/ Universidade Federal do Ceará

Professora doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará em regime de Cotutela com a Universidade do Minho

Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Universidade do Minho no Instituto de Educação

Professor doutor na Universidade do Minho no Instituto de Educação, Braga, Portugal.

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação. Doutor em Sociologia da Educação- University of Iowa

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lima, M. J. M., Silva, C. M. R. da, & Albuquerque, L. B. (2023). PROJETO “LI E INDICO” DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA/JOSÉ WALTER. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 124–139. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.14300