POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (1987-2002): PROPOSTA DE MUDANÇAS PARA O ATENDIMENTO A JUVENTUDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Bahia

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou as políticas educacionais estaduais para o Ensino Médio no Estado da Bahia de 1987 a 2002 e suas relações com os cenários políticos do estado. Optou-se pela abordagem qualitativa na análise dos documentos produzidos nesse período. Os dados revelaram a ausência nos três Planos Plurianuais de uma política educacional, também de legislações estaduais relevantes para impulsionar e qualificar o Ensino Médio na Bahia. Nesse período, os altos índices de analfabetismo e de estudantes fora da escola, assim como as concepções de ideologia neoliberal nas formulações das ações políticas dão pistas dessa insuficiência de projetos sistêmicos que qualificassem em nível estadual esse nível de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Kely Santana, UEFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Ensino de Biologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - PPGE/UEFS (2021). Atualmente é professora do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Tem experiência e formação na área de Gestão Educacional e Financeira Educacional e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação – GRUPPE/UFF. Participou como membro da Comissão de Acompanhamento Pedagógico (CAP) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014-2018). Além de 34 anos em docência para o Ensino Médio.

Solange Mary Santos, UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Mestrado em Educação da UEFS/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, escola básica, formação de professor, políticas públicas, tecnologias e educação básica. Líder de Pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores, atuando na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTANA, S. K.; SANTOS, S. M. POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (1987-2002): PROPOSTA DE MUDANÇAS PARA O ATENDIMENTO A JUVENTUDE. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 227–248, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16699. Acesso em: 19 nov. 2024.