POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN BAHÍA DE 1987 A 2002

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Bahia

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación que investigó las políticas educativas estatales para la Enseñanza Media en el Estado de Bahía de 1987 a 2002 y sus relaciones con los escenarios políticos del estado. Se optó por un enfoque cualitativo en el análisis de los documentos producidos en este período. Los datos revelaron la ausencia de una política educativa en los tres Planes Plurianuales, así como de legislación estatal pertinente para impulsar y calificar la Educación Secundaria en Bahía. Durante este período, los altos índices de analfabetismo y desescolarización de los alumnos, así como las concepciones de la ideología neoliberal en las formulaciones de las acciones políticas, dan pistas sobre esta insuficiencia de proyectos sistémicos que cualifiquen este nivel educativo a nivel estatal.

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Biografía del autor/a

Sandra Kely Santana, UEFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Ensino de Biologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - PPGE/UEFS (2021). Atualmente é professora do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Tem experiência e formação na área de Gestão Educacional e Financeira Educacional e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação – GRUPPE/UFF. Participou como membro da Comissão de Acompanhamento Pedagógico (CAP) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014-2018). Além de 34 anos em docência para o Ensino Médio.

Solange Mary Santos, UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Mestrado em Educação da UEFS/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, escola básica, formação de professor, políticas públicas, tecnologias e educação básica. Líder de Pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores, atuando na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

SANTANA, S. K.; SANTOS, S. M. POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN BAHÍA DE 1987 A 2002. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 227–248, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16699. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16699. Acesso em: 17 jul. 2024.