A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ESTUDANTES DO TURNO NOTURNO NOS DOCUMENTOS DA ESCOLA:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16697Palavras-chave:
Relação família e escola, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Participação, Ensino noturnoResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a relação família e escola de estudantes do turno noturno nos documentos escolares. As questões norteadoras para o desenvolvimento do estudo, foram: Como estar prevista a participação das famílias nos documentos da escola (Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar)? e, como se efetiva a participação das mesmas no turno noturno? O objetivo geral do estudo é analisar como a relação família e escola aparece nos documentos escolares (PPP, Regimento Escolar), especialmente a participação das famílias de estudantes do turno noturno, e os objetivos específicos: Discutir sobre a importância da participação da família no contexto escolar, especialmente no turno noturno, identificar as condições sócio-econômicas-culturais dos estudantes do noturno e discutir os principais elementos que compõem as relações escola-família nos documentos da escola investigada. Tomamos como base os estudos de Wieczorkievicz, Baade, 2020; Ferrarotto e Malavasi, 2016; Nogueira, 2012, 2005; Ribeiro, 2015, que apontam as consequências de parceria e integração frente à tarefa de educar. No entanto, a relação família-escola é um fenômeno ainda pouco conhecido na realidade brasileira, especialmente quando se trata do estudante que adentra a escola no turno noturno. A metodologia que foi a análise documental, aplicação de questionário misto; tem como lócus o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), uma unidade escolar de porte especial, com alunos matriculados entre os Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, o Novo Ensino Médio, a Regularização de Fluxo - RFF e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); no município
de Feira de Santana, do estado da Bahia. Resultados: Embora a relação entre escola-família seja interdependente, na prática ela não tem se estabelecido dessa forma no turno noturno. Conclusão: a escola e a família, no turno noturno, precisam estabelecer uma parceria de interdependência, e essa posição deve estar explicitada nos documentos escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Varjão, Selma Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.