A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ESTUDANTES DO TURNO NOTURNO NOS DOCUMENTOS DA ESCOLA:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16697

Palavras-chave:

Relação família e escola, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Participação, Ensino noturno

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a relação família e escola de estudantes do turno noturno nos documentos escolares. As questões norteadoras para o desenvolvimento do estudo, foram: Como estar prevista a participação das famílias nos documentos da escola (Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar)? e, como se efetiva a participação das mesmas no turno noturno? O objetivo geral do estudo é analisar como a relação família e escola aparece nos documentos escolares (PPP, Regimento Escolar), especialmente a participação das famílias de estudantes do turno noturno, e os objetivos específicos: Discutir sobre a importância da participação da família no contexto escolar, especialmente no turno noturno, identificar as condições sócio-econômicas-culturais dos estudantes do noturno e discutir os principais elementos que compõem as relações escola-família nos documentos da escola investigada. Tomamos como base os estudos de Wieczorkievicz, Baade, 2020; Ferrarotto e Malavasi, 2016; Nogueira, 2012, 2005; Ribeiro, 2015, que apontam as consequências de parceria e integração frente à tarefa de educar. No entanto, a relação família-escola é um fenômeno ainda pouco conhecido na realidade brasileira, especialmente quando se trata do estudante que adentra a escola no turno noturno. A metodologia que foi a análise documental, aplicação de questionário misto; tem como lócus o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), uma unidade escolar de porte especial, com alunos matriculados entre os Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, o Novo Ensino Médio, a Regularização de Fluxo - RFF e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); no município
de Feira de Santana, do estado da Bahia. Resultados: Embora a relação entre escola-família seja interdependente, na prática ela não tem se estabelecido dessa forma no turno noturno. Conclusão: a escola e a família, no turno noturno, precisam estabelecer uma parceria de interdependência, e essa posição deve estar explicitada nos documentos escolares.

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Biografia do Autor

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico – TSPPP/UNEB. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS

Juliana de Souza Lima Varjão, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, professora da educação básica.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTOS, S. dos; VARJÃO, J. de S. L. A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ESTUDANTES DO TURNO NOTURNO NOS DOCUMENTOS DA ESCOLA: : PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 161–182, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16697. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16697. Acesso em: 19 nov. 2024.