CENÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16687Palavras-chave:
Formação de professores, EJA Campo, Educação das Relações Étnico Raciais, Produções acadêmicas, Ações FormativasResumo
Neste artigo apresentamos reflexões acerca do lugar das pesquisas sobre relações étnico-raciais (ERER) na formação de professores da EJA Campo. O estudo foi realizado através de levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 1 a 15 de outubro de 2022. O texto busca compreender o lugar das relações étnico-raciais nas produções sobre formação de professores da EJA Campo, ancorando-se em pressupostos da revisão de literatura, conforme sistematizado por Romanowski e Ens (2006). Entendemos o lugar da formação de professores como central para a mudança de práticas pedagógicas, principalmente as que nos permitam construir experiências em que os professores possam analisar, vivenciar e propor estratégias de intervenção que desconstruam práticas racistas e valorizem a cultura negra. Para o mapeamento das pesquisas, foram utilizados os descritores i) relações étnico-raciais + formação de professores da EJA Campo- no universo de 2.181 trabalhos, não foram encontrados estudos na especificidade da formação de professores da EJA campo; ii) Educação das Relações Étnico-Raciais + EJA-21 trabalhos; iii) Educação das relações étnico-raciais + formação de professores da EJA- identificados 4 trabalhos. Constatamos que o lugar das relações étnico-raciais na formação de professores na EJA Campo ainda é escasso e percebemos que no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES não há estudos refletindo acerca das relações étnico-raciais na formação de professores da EJA Campo. Esse fato aponta a relevância do presente trabalho e a urgência da ampliação de estudos e ações formativas que tratem dessa temática, entendendo sua relevância para efetivação de mudanças no cenário da educação racista e colonizadora que predomina na realidade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Idalina Borghi, Rosiane Santos, Elizeu Clementino de Souza Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.