CENÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16687

Palavras-chave:

Formação de professores, EJA Campo, Educação das Relações Étnico Raciais, Produções acadêmicas, Ações Formativas

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões acerca do lugar das pesquisas sobre relações étnico-raciais (ERER) na formação de professores da EJA Campo. O estudo foi realizado através de levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 1 a 15 de outubro de 2022. O texto busca compreender o lugar das relações étnico-raciais nas produções sobre formação de professores da EJA Campo, ancorando-se em pressupostos da revisão de literatura, conforme sistematizado por Romanowski e Ens (2006). Entendemos o lugar da formação de professores como central para a mudança de práticas pedagógicas, principalmente as que nos permitam construir experiências em que os professores possam analisar, vivenciar e propor estratégias de intervenção que desconstruam práticas racistas e valorizem a cultura negra. Para o mapeamento das pesquisas, foram utilizados os descritores i) relações étnico-raciais + formação de professores da EJA Campo- no universo de 2.181 trabalhos, não foram encontrados estudos na especificidade da formação de professores da EJA campo; ii) Educação das Relações Étnico-Raciais + EJA-21 trabalhos; iii) Educação das relações étnico-raciais + formação de professores da EJA- identificados 4 trabalhos. Constatamos que o lugar das relações étnico-raciais na formação de professores na EJA Campo ainda é escasso e percebemos que no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES não há estudos refletindo acerca das relações étnico-raciais na formação de professores da EJA Campo. Esse fato aponta a relevância do presente trabalho e a urgência da ampliação de estudos e ações formativas que tratem dessa temática, entendendo sua relevância para efetivação de mudanças no cenário da educação racista e colonizadora que predomina na realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Souza Santos, Universidade do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2018),Especialização em Neuropsicopedagogia Novo, Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. Participou do Programa de Educação Tutorial PET-AFIRMAÇÃO, Coordenadora Pedagógica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC-BA, É membra do Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus Pesquisa e Extensão em Educação Popular, agroecologia e Alfabetização da Classe trabalhadora, Mestranda no programa de Pós Graduação em Educação Científica Inclusão e Diversidade (PPGECID), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Educação e Diversidade(PPGECID).

Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Olga Metting. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenou o curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo da UFRB, Campus Feira de Santana; é professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, coordenou Mestrado em Educação Científica Inclusão e Diversidade (PPGECID), onde atua como professora permanente. É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Geped) e desenvolve estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/Uneb). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Juventudes

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia/UNEB

Pesquisador de Produtividade 1B CA-ED/CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE-França, membro e sócio fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (CIRBE) e da Associação Intermacional Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto). Coordenador do Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral (GRAFO).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTOS, R. S.; BORGHI, I. S. M.; SOUZA, E. C. de. CENÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA CAMPO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 183–203, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16687. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16687. Acesso em: 22 dez. 2024.