PROCESSO DE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16677

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Difusão do Conhecimento, Mestrado Profissional

Resumo

Este artigo intitulado “Processo de Criação e Funcionamento do Mestrado Profissional da Educação de Jovens e Adultos”, é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), tem por objetivo analisar o processo de criação e funcionalidade do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia. A metodologia contempla a abordagem qualitativa e centraliza-se em uma pesquisa de campo. Como estratégia de pesquisa, foram realizadas entrevistas com as coordenações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), referente ao período de 2013- 2022, por meio de gravação de áudio. Os resultados parciais apontam que a criação do PPGEJA foi um processo construído por meio de muita dedicação e estudos por parte dos envolvidos, buscando-se, a partir da sua implementação, mudanças efetivas no fazer profissional daqueles que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez da Silva Paz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento (Analista Cognitivo), realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Graduado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) e do Sistema Municípal de Ensino de Cruz das Almas.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido; Doutor em Difusão do Conhecimento, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB); Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social

Tania Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) - Espanha, em 2009, Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII - França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004), Diploma de Estudos Avançados pela UAB-Espanha (2004) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES (1981). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Paz, J. da S., Ribeiro, S. . F., & Dantas, T. R. (2023). PROCESSO DE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 140–160. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16677