DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17304

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos, Pandemia COVID-19, Coordenação Pedagógica

Resumo

Este artigo pretende analisar as ações desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, sob a liderança da coordenação pedagógica, no período da pandemia do COVID-19, na unidade escolar da rede estadual de ensino, Colégio Estadual São José, pertencente ao Núcleo Regional 19 do Portal do Sertão, na cidade de Santa Bárbara-BA. Visa, também, socializar como foram implementadas as orientações da SEC-BA e quais as mediações realizadas pela coordenação pedagógica na escola para fazer acontecer o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. O estudo adota a perspectiva da metodologia dialética. A sistematização das narrativas se deu a partir da análise de documentos, da revisão de literatura, da observação empírica, de discussões e análises de vivências no cotidiano da escola. A reflexão teórica é baseada sobretudo na abordagem de Arroyo (2017) sobre as políticas públicas da EJA. O estudo permitiu compreender que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura da coordenadora pedagógica, e que por outro lado as condições para o funcionamento da EJA encontraram-se comprometidas por questões políticas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Almeida de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Especializou-se em Supervisão Escolar na mesma instituição onde graduou-se(1998). Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Estadual São José. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atua como professora de Ensino Fundamental I e Educação Infantil, na rede municipal de ensino. Tem experiências na rede privada como professora do Ensino Fundamental I e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária. Membro do grupo de pesquisa NUFOP da Universidade Estadual de Feira de Santana Bahia.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Oliveira, C. A. de. (2023). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 59–79. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17304