DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17304Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos, Pandemia COVID-19, Coordenação PedagógicaResumo
Este artigo pretende analisar as ações desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, sob a liderança da coordenação pedagógica, no período da pandemia do COVID-19, na unidade escolar da rede estadual de ensino, Colégio Estadual São José, pertencente ao Núcleo Regional 19 do Portal do Sertão, na cidade de Santa Bárbara-BA. Visa, também, socializar como foram implementadas as orientações da SEC-BA e quais as mediações realizadas pela coordenação pedagógica na escola para fazer acontecer o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. O estudo adota a perspectiva da metodologia dialética. A sistematização das narrativas se deu a partir da análise de documentos, da revisão de literatura, da observação empírica, de discussões e análises de vivências no cotidiano da escola. A reflexão teórica é baseada sobretudo na abordagem de Arroyo (2017) sobre as políticas públicas da EJA. O estudo permitiu compreender que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura da coordenadora pedagógica, e que por outro lado as condições para o funcionamento da EJA encontraram-se comprometidas por questões políticas e pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Almeida de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.