PARTICIPAÇÂO ESTUDANTIL NA GESTÃO ESCOLAR:
CONTEXTO, LIMITES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16700Palavras-chave:
participação estudantil, gestão democrática, protagonismo juvenilResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar os mecanismos de participação utilizados pelos estudantes de uma escola de Ensino Médio no desenvolvimento de estratégias na gestão escolar, relacionando conceitos e condicionantes da participação na gestão escolar, considerando as concepções de participação que os estudantes possuem, e as possibilidades de tomadas de decisões pelos estudantes. A metodologia orientou-se pela pesquisa qualitativa, e os métodos utilizados foram a análise documental e o grupo focal categorias de análise, a participação dos estudantes e o protagonismo juvenil tomadas de decisões coletivas. Na construção teórica, buscamos pressupostos teóricos capazes de fomentar discussão sobre a importância das políticas públicas em educação para a legitimação da gestão escolar democrática, através da participação da comunidade escolar, bem como o esclarecimento sobre os principais mecanismos de participação que podem ser aplicados nas unidades escolares, embasados em documentos legais. Discutimos mais especificamente concepções, condicionantes e as perspectivas da participação dos estudantes nos diversos âmbitos sociais, principalmente na escola e o entendimento do protagonismo juvenil, como condição da apropriação dos estudantes como partícipes ativos na tomada de decisões na escola. Por fim, apresentamos uma análise dos documentos investigados e das observações das reuniões do grupo focal, constituídos por líderes de classe do ensino médio, que ocorreram na escola no período da pesquisa. Os resultados indicam que a escola oferta para comunidade alguns canais de participação dos estudantes, como eleição de líderes de classe, da gestão escolar e do colegiado escolar, porém há indícios de que os estudantes por não se apropriarem de fundamentos políticos e de emancipação, não podem ser considerados participantes autônomos no processo das tomadas de decisões junto à gestão escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Indiara Silva de Freitas, Solange Mary Moreira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.