A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O SISTEMA DE COTAS
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17052Palavras-chave:
Políticas de ações afirmativas, Sistema de cotas, Políticas públicas, Lei nº 12.711/2012, Revisão da Lei nº 12.711/2012Resumo
Diante da percepção da relevância das ações afirmativas no Brasil, através de seus efeitos, que se desnudam, assim, como respostas de reparação histórica e social, o objetivo da pesquisa almeja analisar a visão dos estudantes do Ensino Médio público da cidade de Feira de Santana sobre as políticas de ações afirmativas, especialmente sobre o sistema de cotas instituído pela lei 12.711/2012. Ademais, pretende, também, descrever a visão desses estudantes sobre a iminente obrigatoriedade de revisão do referido dispositivo legal, bem como identificar as discussões, sobre o sistema de cotas, realizadas no último ano do Ensino Médio. A fundamentação teórica baseada em Santos (1999) e Carneiro (2005) apresenta o termo epistemicídio; Haas; Linhares (2012) e Passos (2012) trata da disparidade educacional; Almeida (2021), Godoi; Santos (2021), Domingues (2007), Santos (2007), Arbache (2006) analisam o sistema de cotas raciais; Streck; Bolzan (2000), Moreira (2019) e Mascaro (2013) a manutenção do sistema democrático. Essa pesquisa tem natureza aplicada, é exploratória e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado com trinta e quatro questões buscando conhecer o perfil socioeconômico-cultural e o conhecimento sobre a política de ações afirmativas, especialmente sobre o sistema de cotas. Aplicado à 50 alunos do último ano do Ensino Médio público feirense, de três colégios estaduais. Resultados: No que se refere à revisão da Lei nº 12.771/2012, a maioria opinou que o referido dispositivo legal precisa ser renovado e modificado, para ser mais efetivo. 80% acreditam que o sistema de cotas não é suficiente para a devida reparação histórico-social. 96% entendem que os estudantes negros enfrentam mais dificuldades para acessar o ensino superior. Conclusão: Apesar de a maioria ter conhecimento do sistema de cotas, um número expressivo nunca ouviu falar sobre essas ações afirmativas, muito menos sobre a Lei nº 12.771/2012 e sua revisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Santos de Oliveira, Demison Machado de Souza, Edjan Pinto da Silva, João Batista de Oliveira Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.