A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O SISTEMA DE COTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17052

Palavras-chave:

Políticas de ações afirmativas, Sistema de cotas, Políticas públicas, Lei nº 12.711/2012, Revisão da Lei nº 12.711/2012

Resumo

Diante da percepção da relevância das ações afirmativas no Brasil, através de seus efeitos, que se desnudam, assim, como respostas de reparação histórica e social, o objetivo da pesquisa almeja analisar a visão dos estudantes do Ensino Médio público da cidade de Feira de Santana sobre as políticas de ações afirmativas, especialmente sobre o sistema de cotas instituído pela lei 12.711/2012. Ademais, pretende, também, descrever a visão desses estudantes sobre a iminente obrigatoriedade de revisão do referido dispositivo legal, bem como identificar as discussões, sobre o sistema de cotas, realizadas no último ano do Ensino Médio. A fundamentação teórica baseada em Santos (1999) e Carneiro (2005) apresenta o termo epistemicídio; Haas; Linhares (2012) e Passos (2012) trata da disparidade educacional; Almeida (2021), Godoi; Santos (2021), Domingues (2007), Santos (2007), Arbache (2006) analisam o sistema de cotas raciais; Streck; Bolzan (2000), Moreira (2019) e Mascaro (2013) a manutenção do sistema democrático. Essa pesquisa tem natureza aplicada, é exploratória e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado com trinta e quatro questões buscando conhecer o perfil socioeconômico-cultural e o conhecimento sobre a política de ações afirmativas, especialmente sobre o sistema de cotas. Aplicado à 50 alunos do último ano do Ensino Médio público feirense, de três colégios estaduais. Resultados: No que se refere à revisão da Lei nº 12.771/2012, a maioria opinou que o referido dispositivo legal precisa ser renovado e modificado, para ser mais efetivo. 80% acreditam que o sistema de cotas não é suficiente para a devida reparação histórico-social. 96% entendem que os estudantes negros enfrentam mais dificuldades para acessar o ensino superior. Conclusão: Apesar de a maioria ter conhecimento do sistema de cotas, um número expressivo nunca ouviu falar sobre essas ações afirmativas, muito menos sobre a Lei nº 12.771/2012 e sua revisão.

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Biografia do Autor

Danilo Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando do Curso de Direito, da Universidade Estadual de Feira de Santana

Demison Machado de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Graduando do Curso de Direito, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Edjan Pinto da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando do Curso de Direito, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

João Batista de Oliveira Neto , Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando do Curso de Direito, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Santos de Oliveira, D., Souza, D. M. de . ., Silva, E. P. da, & Oliveira Neto , J. B. de . (2023). A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O SISTEMA DE COTAS. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 249–270. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17052