UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.12951Palavras-chave:
Aprendizagem, Simulador, Matemática, VirtualResumo
O presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre a utilização de simuladores virtuais como ferramenta didática para auxiliar no ensino-aprendizagem de matemática. Os objetivos fundamentais deste texto foram desde a apresentação e a utilização de simuladores virtuais como um recurso pedagógico até a verificação de sua eficácia através da aplicação em sala. Para cumprir os objetivos apresentados foi necessário a utilização de pesquisa bibliográficas e de documentos norteadores do Ministério da Educação. O trabalho em questão tem caráter qualitativo e quantitativo, visto que pretende não só trazer resultado por meio de análise das percepções dos alunos, mas também trazer números que representem tanto a satisfação dos estudantes como uma verificação de aprendizado através da realização de questionários antes de depois da utilização dos simuladores. Durante a pesquisa verificou-se que metade dos alunos tinha dificuldade intensa ou moderada no assunto de funções, por esse motivo a aplicação dos simuladores se voltou para esse tema. Através da introdução dos simuladores nas aulas de matemática percebemos que a totalidade dos alunos que faziam parte da amostra apresentaram uma melhora significativa no entendimento dos conceitos fundamentais de funções, o que não foi possível através da metodologia comumente utilizada pelo professor, deste modo o trabalho foi efetivo em apresentar esses novos recursos e verificar suas potencialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 MAGNO DE OLIVEIRA SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.