UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Magno de Oliveira Santos REDE GEC&TIS

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.12951

Palavras-chave:

Aprendizagem, Simulador, Matemática, Virtual

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre a utilização de simuladores virtuais como ferramenta didática para auxiliar no ensino-aprendizagem de matemática. Os objetivos fundamentais deste texto foram desde a apresentação e a utilização de simuladores virtuais como um recurso pedagógico até a verificação de sua eficácia através da aplicação em sala. Para cumprir os objetivos apresentados foi necessário a utilização de pesquisa bibliográficas e de documentos norteadores do Ministério da Educação. O trabalho em questão tem caráter qualitativo e quantitativo, visto que pretende não só trazer resultado por meio de análise das percepções dos alunos, mas também trazer números que representem tanto a satisfação dos estudantes como uma verificação de aprendizado através da realização de questionários antes de depois da utilização dos simuladores. Durante a pesquisa verificou-se que metade dos alunos tinha dificuldade intensa ou moderada no assunto de funções, por esse motivo a aplicação dos simuladores se voltou para esse tema. Através da introdução dos simuladores nas aulas de matemática percebemos que a totalidade dos alunos que faziam parte da amostra apresentaram uma melhora significativa no entendimento dos conceitos fundamentais de funções, o que não foi possível através da metodologia comumente utilizada pelo professor, deste modo o trabalho foi efetivo em apresentar esses novos recursos e verificar suas potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

DE OLIVEIRA SANTOS, M. UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 350–368, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.12951. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/12951. Acesso em: 22 dez. 2024.