A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - BA DE 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17563

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação (PME) de Feira de Santana: 2016-2026, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo busca responder a seguinte inquietação: De que forma o Plano Municipal de Educação (PME) de Feira de Santana: 2016-2026 (Lei Municipal nº 3.651, de 16 de dezembro de 2016), sistematiza as ações no município frente a interface da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos? Para tanto elenca-se enquanto objetivo: realizar um levantamento e análise das metas do PME 2016-2026, no município de Feira de Santana, interconectando as modalidades Educação Especial e EJA. A metodologia é uma pesquisa de caráter documental, utiliza-se a “análise de conteúdo” como técnica, com a finalidade de identificar as informações, os dados e as relações existentes entre documentos, examinando as metas relacionadas as modalidades da Educação Especial e estabelecendo uma interface com a Educação de Jovens e Adultos dispostas no PME. Conclui-se que apesar do PME de Feira de Santana não se apresentar alheio as preocupações que transitam entre a modalidade da EJA e da Educação Especial alguns entraves fragilizam o asseguramento da sua efetivação, a saber: oferta do ensino EJA no diurno; número insuficiente de profissional de apoio para estudantes com deficiência; o acesso e permanência dos estudantes adultos e jovens com deficiência ao atendimento nas salas de recursos multifuncionais; o investimento financeiro nas modalidades; entre outros aspectos que implicam na implementação das ações para a inclusão educacional das pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Plano Municipal de Educação (PME) de Feira de Santana: 2016-2026. Educação Especial. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS.

Sandra Kely Machado Bastos Santana, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - PPGE/UEFS (2021), Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Ensino de Biologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia (1999), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997). Atualmente é professora do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Tem experiência e formação na área de Gestão Educacional e Financeira Educacional. Participou como membro da Comissão de Acompanhamento Pedagógico (CAP) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014-2018). Além de 30 anos em docência para o Ensino Médio. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação – GRUPPE/UFF.

Adarita Souza da Silva , Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Doutoranda do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA), Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (2008), Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Professora da Educação Básica da rede Municipal de Feira de Santana-BA, Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS.

 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Santos, S. dos, Santana, S. K. M. B., & Silva , A. S. da. (2023). A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) : UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - BA DE 2016. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 80–105. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.17563