Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541

Palabras clave:

Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.

Resumen

El propósito de este texto es reflexionar sobre la formación docente a través de narrativas de docentes que actúan en educación, con el fin de contribuir al debate académico sobre el papel de la historia de vida en la acción pedagógica. Las narrativas de los docentes son consideradas, aquí, como prácticas formativas y método de investigación, centrándose en las experiencias narradas por los sujetos, en los relatos de sus vidas como fenómeno del proceso formativo. Inicialmente, se presenta un panorama de la investigación por el enfoque biográfico, destacando la formación del sujeto como ser histórico que produce conocimiento sobre sí mismo, sobre su formación y sobre el mundo, precisando además la metodología utilizada para el trabajo, que se fundamenta sobre el uso de tarjetas. A continuación, tratamos de contextualizar la escuela como espacio de cruce de culturas y de reconocimiento de las diferencias culturales que existen en ella, para analizar las narrativas de los docentes/autores. Se concluye, con este trabajo, que la formación y práctica de los docentes son el resultado de las relaciones intra e interpersonales que desarrollan a lo largo de su vida.

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Biografía del autor/a

Nilton Paulo Ponciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Profissional expertise na área da docência, com uma experiência de 25 anos. Possui graduação de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História, Linha de Concentração Movimentos Sociais, pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO (2000), e doutorado em História, Linha Religiões e Visões de Mundo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Assis (2006). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nos cursos de Licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Física e Matemática, Professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Campus Manaus Centro Desenvolve pesquisas na área de formação de professores pelo viés da história de vida. Atua, também, com orientação em TCC, Monografias, Dissertações. Autor dos Livros: Partilhar o saber: formar o leitor: conversas entre a escrita, a história, narrativas e leituras, na perspectiva da cultura; e Entre-lugares, diálogos pertinentes: sociedades amazônicas e outras realidades contemporâneas.

Tereza de Jesus dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora mestranda em Ensino Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (Geprofet).

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Publicado

2022-11-05

Cómo citar

PONCIANO, N. P.; SANTOS, T. de J. dos. Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 526–541, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169. Acesso em: 22 nov. 2024.

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