Possibilidades de autoformação docente em uma jornada narrativa
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p80-92Palavras-chave:
Educação matemática, Formação de professores, Pesquisa narrativa autobiográficaResumo
Este texto busca tecer considerações sobre uma jornada narrativa, de uma professora de matemática e formadora de professores, recentemente trilhada pela autora, em sua pesquisa de doutoramento. A partir de cinco percursos formativos, cada um com o objetivo de trazer preocupações e questionamentos típicos da docência e de como esta se caracteriza, seja na formação de professores, seja na educação básica, a jornada narrativa trouxe possibilidades de autoformação (transformação). Algumas destas possibilidades serão descritas neste trabalho, a título de resultado. Diversos artefatos foram utilizados, tais como aulas audiogravadas, e-mails, áudio do exame de qualificação, assim como as interferências de companheiros de jornada, para a produção de dados. Esta foi uma pesquisa com viés interpretativo realizada a partir de percursos metodológicos, que se abriram diante da sistematização da investigação. Optou-se por uma apresentação insubordinada criativa, como uma postura epistemopolítica diante do que é pesquisar junto ao professor de matemática e, a partir dele mesmo, como foi o caso. Pesquisas deste tipo trazem toda a complexidade de dentro da escola para o meio acadêmico: afinal, tenta responder, ainda que parcialmente, como nos tornamos os professores que somos hoje?
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