(Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora

Palavras-chave: Autobiografia, Experiências, Processo formativo

Resumo

Este artigo apresenta a constituição de uma professora ao longo de sua caminhada profissional e formativa, assim, trazemos neste recorte autobiográfico, a narrativa da experiência vivida durante o processo de (auto)formação e docência no campo do ensino de Ciências/Biologia. Em termos metodológicos, apoiando-nos em Clandinin e Connelly quando afirmam que todo ser humano tem uma história a narrar, pois vive experiências que merecem ser compartilhadas e em Josso que trata sobre experiências de vida e formação e o caminhar para si, fazemos uso de memoriais de formação e do memorial narrativo da pesquisa desenvolvida durante o doutoramento para refletir sobre sua história. História que a motiva a pesquisar e a galgar novas experiências profissionais como formadora de professores. Buscamos fazer uma avaliação com o seu olhar do presente, tomando consciência da base teórico-metodológica que foi sendo construída em sua trajetória como professora/pesquisadora, em relação à formação de futuros professores de Ciências/Biologia.

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Biografia do Autor

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos Grupos de pesquisa: Cultura, Política e Meio Ambiente no Contexto Amazônico da UFAM, e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). 

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de estudos e pesquisas: (Trans)Formação da UFPA. 

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Publicado
2022-11-04
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Como Citar
COSTA, R. D. DA S.; GONÇALVES, T. V. O. (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 21, p. 410-425, 4 nov. 2022.