APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia
  • Luciane Maria Schlindwein Universidade Federal de Santa Catarina (

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o dossiê Educação Básica: Processos de Formação Docente, neste número 57 da Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade. Trata-se de um dossiê que expressa pesquisas de duas redes de pesquisa, aproximando estudos de diferentes regiões brasileiras. Os autores e autoras, pesquisadores no campo da formação de professores, engajam-se na Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente (RIPEFOR) e na Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), redes que vêm se consolidando como espaços de discussões ampliadas no campo da formação e prática docente. A essas redes se somam pesquisadores que contribuem com artigos que ampliam e aprofundam a discussão em torno dos processos de formação de professores da educação básica. A finalidade é cooperar com as propostas para a melhoria da formação docente, refletindo na atuação desses professores na educação básica. Os artigos expressam pesquisas sobre a formação de professores que atuam nas escolas da educação básica no contexto nacional e internacional, em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. As pesquisas sobre formação e práticas de docentes requerem contínuo debate e proposição de ações que possam atender às demandas institucionais e de desenvolvimento profissional docente. O contexto atual requer um fortalecimento das instâncias de organização no campo da pesquisa inseridas no cenário das políticas públicas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-04-03

Como Citar

RIOS, J. A. V. P.; SCHLINDWEIN, L. M. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 12–14, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)