APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia
  • Luciane Maria Schlindwein Universidade Federal de Santa Catarina (

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14

Resumen

É com grande satisfação que apresentamos o dossiê Educação Básica: Processos de Formação Docente, neste número 57 da Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade. Trata-se de um dossiê que expressa pesquisas de duas redes de pesquisa, aproximando estudos de diferentes regiões brasileiras. Os autores e autoras, pesquisadores no campo da formação de professores, engajam-se na Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente (RIPEFOR) e na Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), redes que vêm se consolidando como espaços de discussões ampliadas no campo da formação e prática docente. A essas redes se somam pesquisadores que contribuem com artigos que ampliam e aprofundam a discussão em torno dos processos de formação de professores da educação básica. A finalidade é cooperar com as propostas para a melhoria da formação docente, refletindo na atuação desses professores na educação básica. Os artigos expressam pesquisas sobre a formação de professores que atuam nas escolas da educação básica no contexto nacional e internacional, em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. As pesquisas sobre formação e práticas de docentes requerem contínuo debate e proposição de ações que possam atender às demandas institucionais e de desenvolvimento profissional docente. O contexto atual requer um fortalecimento das instâncias de organização no campo da pesquisa inseridas no cenário das políticas públicas de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-04-03

Cómo citar

RIOS, J. A. V. P.; SCHLINDWEIN, L. M. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 12–14, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a