CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 A 1996
Mots-clés :
Currículo, Ensino de 2º grau, Rio Grande do Norte, Educação ProfissionalRésumé
O currículo, como qualquer outra produção humana, não é neutro, tem identidade própria ao mesmo tempo em que caracteriza a educação de uma determinada época. Nessa perspectiva, este escrito faz uma apreciação de três currículos das habilitações de Técnico em Contabilidade; Auxiliar de Escritório e Magistério do ensino de 2º grau. Essas habilitações escolhidas estiveram presentes nas quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte (RN) e obtiveram altos índices de oferta entre os anos de 1971 e 1996. O objetivo é analisar a relação dessas fontes com as teorias dos currículos da época, com o intuito de compreender qual a vinculação da educação do RN com o mercado de trabalho. Baseadas neste objetivo, nos questionamos: os currículos das habilitações ofertadas no estado do RN, entre 1971 e 1996, tiveram influência do mercado de trabalho e das teorias de currículos tecnicistas que vigoravam à época? Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental, no qual as fontes foram coletadas na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Os resultados indicam que, naquele momento, o currículo tinha sua identidade própria se relacionando aos ideais da produção capitalista, o que implica pronunciar que as necessidades mercadológicas eram mais importantes que as dos sujeitos. As estruturas curriculares quase nada retratam a preocupação em formar um sujeito integral ou em estudar as relações humanas e sociais. Todos esses pontos evidenciam a força do tecnicismo sobre a educação do período em análise.
Téléchargements
Références
BOBBITT, J. F. O currículo. Lisboa: Didática, 2004.
BORGES, N. A Doutrina da Segurança Nacional e os governos militares. In: DELGADO, L. de A. N., FERREIRA, J. (Org.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 14-42.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm>. Acesso em: 04 set. 2020.
BRASIL. Parecer nº 45 de 12 de janeiro de 1972. A qualificação para o trabalho no ensino de 2.º grau. O mínimo a ser exigido em cada habilitação profissional. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2020.
COSTA, A. M. F. da. Ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2º grau Professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas nos anos de 1974 a 1985. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1402>. Acesso em: 04 set. 2020.
CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Contexto, 2011.
GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona: Editorial Fontamara, 1981.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. V. 2, edição e tradução Carlos Nelson Coutinho, coedição Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2001.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper, 1954.
MASLOW, A. H. The Farther reaches of human nature. 3. ed. New York: Viking Press, 1973.
RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará. 8 e 9 de mai. 2008. Disponível em: <https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.
RIO GRANDE DO NORTE. Livro I de abertura e inspeção escolar 14ª Dired. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1990.
RIO GRANDE DO NORTE. Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar. Imagem: documento anexo ao currículo da habilitação de Magistério. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1983.
RIO GRANDE DO NORTE. Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar. Imagem: documento anexo ao currículo da habilitação em Contabilidade. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1983.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.
SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
SCHULTZ, T. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Trad. de Marco Aurélio de M. Matos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. Tradução de Rodolpho Azzi. São Paulo: Herder, Ed. da Universidade São Paulo, 1972.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Droits d'auteur
La soumission des originaux à Cenas Educacionais (CEDU) implique le transfert, par les auteurs, des droits de publication. Le copyright des manuscrits publiés dans cette revue est le ou les auteurs, avec les droits CEDU sur la première publication. Les auteurs ne peuvent utiliser les mêmes résultats dans d'autres publications qu'en indiquant explicitement la CEDU comme moyen de publication originale.
Licence Creative Commons
Sauf indication contraire, les termes d'une licence Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License s'appliquent au matériel publié dans ce journal, ce qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur tout support à condition que la publication originale soit correctement citée.