A HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA: FONTES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Fontes. Hemeroteca. História da Educação. Imprensa. Nestor Lima.

Resumo

A Hemeroteca Digital Brasileira vinculada à Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza aos pesquisadores a consulta ao seu acervo digital de periódicos, jornais, revistas e outros documentos, de forma livre e gratuita. Este artigo objetiva apresentar e discutir a hemeroteca digital como fonte para a História da Educação potiguar, tendo como foco a investigação acerca do intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima. O artigo foi construído de modo a descrever o percurso de pesquisa realizado no portal. O recorte espaço-temporal investigado compreendeu os documentos não apenas no Rio Grande do Norte, mas em outros Estados no período de 1900 a 1930. Entre os jornais disponibilizados na Hemeroteca e que se constituíram enquanto resultados da pesquisa apontamos, por exemplo, “O Paiz” e o “Jornal do Comércio” do Rio de Janeiro, o “Correio Paulistano” de São Paulo e o “Diário de Pernambuco”. Para a realização da pesquisa, nos pautamos principalmente em Le Goff (1990), Certeau (1982), Zicman (1985) e Luca (2008). Ressaltamos a potencialidade da imprensa enquanto fonte para História da Educação e a necessidade da crítica ao documento que, muitas vezes se revela parcial e subjetivo, permeado por intencionalidades. Destacamos, sobretudo, a relevância da Hemeroteca Digital enquanto repositório de fontes para a História da Educação. Como possibilidades advindas da pesquisa na hemeroteca digital sobre Nestor Lima, apontamos os indícios da relação que o intelectual constrói com a imprensa, as sociabilidades apresentadas, além das marcas de sua atuação no campo educacional no Estado e sua repercussão nacional durante o período da Primeira República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.
Lígia Silvia Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN). 

Referências

BETTENCOURT, Angela Monteiro. A representação da informação na Biblioteca Nacional: do documento tradicional ao digital. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Biblioteca Nacional, 2014.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CUNHA, Murilo Bastos. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf. Brasília. 1999, vol.28, n.3, p.257-268. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300003>. Acesso em: 12 maio, 2019.

LE GOFF, Jacques. Documento/ Monumento. In: ______. História e Memória. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990, p. 535-553.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). História da Imprensa no Brasil. 2 ed. São Paulo, SP: Contexto, 2013.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 1999.

ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/PUCSP, São Paulo, n. 4, p. 90, 1985. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12410/8995>. Acesso em 12 maio, 2019.

Publicado
2020-03-13
Métricas
  • Visualizações do Artigo 683
  • PDF downloads: 294
Como Citar
Azevedo, L. P. de M. C., Pessoa, L. S., & Medeiros Neta, O. M. de. (2020). A HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA: FONTES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cenas Educacionais, 2(Espec), 39-55. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7361