A HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA: FONTES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Fontes. Hemeroteca. História da Educação. Imprensa. Nestor Lima.Resumo
A Hemeroteca Digital Brasileira vinculada à Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza aos pesquisadores a consulta ao seu acervo digital de periódicos, jornais, revistas e outros documentos, de forma livre e gratuita. Este artigo objetiva apresentar e discutir a hemeroteca digital como fonte para a História da Educação potiguar, tendo como foco a investigação acerca do intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima. O artigo foi construído de modo a descrever o percurso de pesquisa realizado no portal. O recorte espaço-temporal investigado compreendeu os documentos não apenas no Rio Grande do Norte, mas em outros Estados no período de 1900 a 1930. Entre os jornais disponibilizados na Hemeroteca e que se constituíram enquanto resultados da pesquisa apontamos, por exemplo, “O Paiz” e o “Jornal do Comércio” do Rio de Janeiro, o “Correio Paulistano” de São Paulo e o “Diário de Pernambuco”. Para a realização da pesquisa, nos pautamos principalmente em Le Goff (1990), Certeau (1982), Zicman (1985) e Luca (2008). Ressaltamos a potencialidade da imprensa enquanto fonte para História da Educação e a necessidade da crítica ao documento que, muitas vezes se revela parcial e subjetivo, permeado por intencionalidades. Destacamos, sobretudo, a relevância da Hemeroteca Digital enquanto repositório de fontes para a História da Educação. Como possibilidades advindas da pesquisa na hemeroteca digital sobre Nestor Lima, apontamos os indícios da relação que o intelectual constrói com a imprensa, as sociabilidades apresentadas, além das marcas de sua atuação no campo educacional no Estado e sua repercussão nacional durante o período da Primeira República.
Downloads
Referências
BETTENCOURT, Angela Monteiro. A representação da informação na Biblioteca Nacional: do documento tradicional ao digital. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Biblioteca Nacional, 2014.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
CUNHA, Murilo Bastos. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf. Brasília. 1999, vol.28, n.3, p.257-268. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300003>. Acesso em: 12 maio, 2019.
LE GOFF, Jacques. Documento/ Monumento. In: ______. História e Memória. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990, p. 535-553.
MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). História da Imprensa no Brasil. 2 ed. São Paulo, SP: Contexto, 2013.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 1999.
ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/PUCSP, São Paulo, n. 4, p. 90, 1985. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12410/8995>. Acesso em 12 maio, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.