A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE: ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Autores

Palavras-chave:

História da Educação. Memória. Criação. Universidade. UFRN.

Resumo

A presente investigação tem como finalidade trazer reflexões sobre a criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da análise de aspectos históricos, políticos e sociais dos processos e sujeitos que contribuíram tanto para sua criação quanto para sua consolidação. A pesquisa é documental e bibliográfica e fazemos uso dos entendimentos de documento-monumento e memória para Le Goff e lugares de memória para Pierre Nora. Analisamos a UFRN em seus processos de criação em 1958, até sua federalização em 1960. O estudo acerca das memórias da criação da UFRN apresenta diferentes significados no campo histórico-educacional, permitindo-a auferir um espaço importante no cenário histórico e político do Rio Grande do Norte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Tereza dos Santos Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduanda em pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em História (Sorbonne). Pós-doutora em Educação pela Université de Québéc à Montreal. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero/diretório do CNPq.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN). 

Referências

ARAÚJO, Iaperi S. Januário Cicco, um homem além do seu tempo. Natal: Fundação José Augusto, 1985.

CASCUDO, Luís da Câmara. Ora! A Universidade... In: _______. O Livro das Velhas Figuras (vol. IX). Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; UFRN/ Editora Universitária, 2005. p.94-96

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas: Unicamp, 1996.

LIMA, Diógenes da C. O magnífico: uma biografia de Onofre Lopes. Natal:Infinita Imagem, 2009

MAMEDE, Zila. Luís da Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual, 1918-1968. Natal: Fundação José Augusto, 1970. 3v.

MARIZ, Dinarte de Medeiros. A Universidade que eu criei. Caicó,1979.

NEWTON JÚNIOR, Carlos (Org.). Portal da Memória: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 50 anos (1958 – 2008). 2 ed. Brasília: Senado Federal, 2008.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n.10, p.7-28, 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v.5, n.10, p.200-215, 1992.

RICARDO JUNIOR, Sérgio. UFRN comemora 60 anos de atuação como agente transformador do Rio Grande do Norte. 2017. Disponível em: <https://ufrn.br/imprensa/materias-especiais/12750/ufrn-comemora-60-anos-de-atuacao-como-agente-transformador-do-rio-grande-do-norte>. Acesso em: 15 maio 2019.

SOUZA, Itamar de. UNIVERSIDADE: PARA QUÊ? PARA QUEM? Natal: Clima, 1984.

TORRES, Vilma Farias. O PROGRAMA MEMÓRIA VIVA E A MEMÓRIA SOCIAL DA UFRN. Dissertação (Mestrado), Curso de Estudos das Mídias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2014.

Downloads

Publicado

13-03-2020

Como Citar

ARAÚJO, A. T. dos S.; STAMATTO, M. I. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE: ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 2, n. Espec, p. 18–38, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7364. Acesso em: 21 dez. 2024.