v. 13 (2023): Seção Temática / Literaturas e Linguística Aplicada

EDITORIAL

  • Expediente: vol 13, 2023

    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.19607
  • Apresentação da seção temática: Fatores individuais intervenientes no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais

    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.19124

SEÇÃO TEMÁTICA

  • Estratégias de aprendizagem de Libras: uma pesquisa autobiográfica

    Elaine Moreira, Lidia Silva
    e18467
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18467
  • Crenças de professores e alunos brasileiros sobre a oralidade em língua inglesa.

    Jadson Lima Jesus da Silva, Suellen Thomaz de Aquino Martins
    e18442
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18442
  • Qual idioma e por quê? O direito e as razões de escolha de uma língua estrangeira no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS

    Antônio Carlos Silva Júnior, João Antônio de Santana Venâncio, Maria Clara Lima Morais
    e18090
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18090
  • Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa

    Mainan Barbosa Borges, Cleydstone Chaves dos Santos
    e17954
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17954
  • O papel da ansiedade na aprendizagem de língua espanhola: análise de experiência de uma professora em formação inicial

    Jeane Cruz Santos, Aline Silva Gomes
    e18452
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18452

SEÇÃO LIVRE

  • A atuação da liberdade schilleriana em Maria Stuart

    Tiago Carvalho
    e16973
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.16973
  • Fragmentos textuais do trágico em Édipo Rei: Leituras pela dialética hegeliana e apolínea/dionisíaca nietzscheana

    Victor Finkler Lachowski
    e16962
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.16962
  • Uma análise bibliométrica sobre os estudos brasileiros de romances contrafactuais

    Gabriela Pauka
    e14823
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.14823
  • Sentido e Língua inglesa na base nacional comum curricular e no currículo base do território catarinense

    Lucas Alves Selhorst
    e15309
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.15309
  • A importância da Língua Inglesa em cursos de Comunicação Institucional

    Iara Maria Bruz, Kamilla Schreiber
    e16007
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.16007
  • Memes: dos sentidos às multimodalidades em redes sociais digitais

    Robério Pereira Barreto
    e19127
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.19127
  • O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas

    Luryan Silva Fernandez, Josiane Peres Gonçalves
    e17327
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17327
  • O conceito de abordagem de ensino de línguas em perspectiva complexa

    Claudio Fernandes Baranhuke Júnior
    e17493
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17493
  • Literatura negra na sala de aula de língua inglesa: ensinando inglês e construindo o indivíduo como um ser social crítico e sensível com o conto “Girl” de Jamaica Kincaid

    Maeles Carla Geisler, Marta Helena Cúrio de Caetano
    e18831
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18831
  • Legendagem e tradução: aspectos culturais

    Gilcelia Santana Pires
    e18377
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18377
  • Memória cultural e a desconstrução da história única em Black Boy (American hunger), de Richard Wright

    Ernani Hermes, Rosani Umbach
    e17127
    DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17127