O papel da ansiedade na aprendizagem de língua espanhola: análise de experiência de uma professora em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18452

Palavras-chave:

Ansiedade linguística, Língua Espanhola, Formação docente

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo principal investigar sobre o lugar da ansiedade linguística como um fator interveniente na aprendizagem de espanhol de uma professora em formação inicial. Os objetivos específicos são analisar algumas situações que fomentaram ansiedade da futura docente, em sala de aula, ao longo do estudo do idioma, e avaliar algumas tarefas desenvolvidas pela licencianda e que contribuíram para atenuar a influência da ansiedade linguística durante o processo de aprendizagem da língua-alvo. Neste estudo, de natureza qualitativa, analisamos alguns relatos de experiências vivenciadas por uma licencianda, com a intenção de avaliar o papel da ansiedade como um fator que interfere na aprendizagem de espanhol no espaço acadêmico. Trata-se da descrição analítica sobre as experiências biográficas da futura docente em determinado contexto vivido. Como resultado, podemos avaliar que diferentes atores presentes em sala de aula (professor e colegas) influenciaram a estudante ˗ tanto de forma positiva quanto negativa ˗ no que se refere à ansiedade linguística.

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Biografia do Autor

Jeane Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Letras  com Habilitação em  Língua Espanhola e Literaturas  pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Ex-integrante do Grupo de Investigação Letras Hispânicas em Foco – LEHISP.

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha) financiado pela CAPES. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada e Bacharel em Lingua Estrangeira Moderna/Espanhol também pela UFBA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens e do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol da UNEB. 

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Publicado

30.11.2023

Como Citar

SANTOS, J. C.; GOMES, A. S. O papel da ansiedade na aprendizagem de língua espanhola: análise de experiência de uma professora em formação inicial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18452, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18452. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18452. Acesso em: 22 dez. 2024.