Sobre a Revista

Foco e Escopo

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras (ISSN: 2238-5754)  é uma revista de investigação científica e veículo de difusão do conhecimento, associado ao Grupo de Pesquisa: Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia, campus universitário da cidade de Alagoinhas. Com periodicidade semestral, a revista publicará produções acadêmico-científicas e artísticas voltadas aos estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras.

A revista recebe artigos originais e inéditos em Língua Portuguesa, Inglesa ou Francesa com temáticas nos estudos linguísticos, literários e pedagógicos inscritos na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Tradução de textos teóricos e artísticos ainda inéditos em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras.

Os trabalhos encaminhados devem ter a autoria de professores/pesquisadores mestre e doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior, graduandos sob orientação e supervisão docente, mestrandos e doutorandos vinculados a Programas de Pós-Graduação (stricto sensu), além de especialistas, mestres e doutores vinculados à Rede Pública de Educação Básica.

Anualmente são publicados dois números por volume. As submissões devem ser realizadas a partir do cadastro no sistema da Revista. As produções serão recebidas em fluxo contínuo, atendendo a política de cada seção.

 

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras não cobra nenhum tipo de taxa de processamento ou submissão aos seus autores.

 

Indexadores:

Portal Periódicos - CAPES

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

DOAJ - Directory of Open Access Journals

LIVRE - Portal de Revistas de Livre Acesso

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

DRJI - Directory of Research Journals Indexing

Index Copernicus - ICI World of Journals

MIAR - information Matrix for the Analysis of Jounals

 

Estatísticas:

Relação de artigos citados - Google Acadêmico

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos originais compreende as seguintes etapas:

1. Os editores realizam uma avaliação preliminar para constatar a pertinência do conteúdo dos trabalhos, aproximação com os temas propostos pela revista e suas políticas editoriais. Nesta etapa também é avaliado o cumprimento das normas de publicação. A partir desta avaliação o trabalho pode ser rejeitado ou encaminhado para a próxima etapa;

2. O trabalho, sem identificação de autoria, é encaminhado para avaliação de dois pareceristas que podem ser membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, se atendidas pelo autor, quando houver, as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado.

Cabe informar que os pareceristas ad hoc são indicados de acordo com o tema e objeto tratado no artigo a ser avaliado. De acordo com os pareceres emitidos pelos avaliadores, os trabalhos poderão ser aceitos na íntegra, aceitos com modificações ou não aceitos.

Periodicidade

Periodicidade semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

 

Histórico do periódico

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras iniciou suas atividades com a pretensão de tornar-se um veículo de divulgação de pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica de diversas universidades, centros de pesquisa do país e instituições de ensino. Um dos objetivos deste periódico é reunir as mais variadas perspectivas e abordagens na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras com foco específico na Língua Inglesa e Francesa. No entanto, este recorte não impede a submissão de trabalhos desenvolvidos sobre outras Línguas no cenário da sociedade contemporânea.

A revista surgiu como um importante canal de divulgação dos trabalhos do Grupo de Pesquisa: Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea (GPELLE), vinculado aos Colegiados da Graduação em Letras, Licenciaturas em Língua Inglesa e Francesa do Departamento de Educação, campus de Alagoinhas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A revista também publica resumos de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação orientados por docentes associados aos Colegiados de Línguas Estrangeiras.

Com um corpo de conselheiros formado por doutores e mestres de diversas instituições de ensino superior além da UNEB, a revista selecionará trabalhos que obedeçam às normas de publicação e tragam uma contribuição significativa para o debate envolvendo a área de conhecimento das Línguas Estrangeiras Modernas e sua inserção no debate pedagógico, político e cultural da contemporaneidade.

O primeiro número da revista foi lançado em dezembro de 2011 com artigos de docentes da UNEB. As chamadas de publicação vigentes possuem prazos definidos para o primeiro e segundo semestre, assegurando o lançamento de dois números anuais.