O papel da ansiedade na aprendizagem de língua espanhola: análise de experiência de uma professora em formação inicial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18452

Mots-clés :

Ansiedade linguística, Língua Espanhola, Formação docente

Résumé

Neste artigo, temos por objetivo principal investigar sobre o lugar da ansiedade linguística como um fator interveniente na aprendizagem de espanhol de uma professora em formação inicial. Os objetivos específicos são analisar algumas situações que fomentaram ansiedade da futura docente, em sala de aula, ao longo do estudo do idioma, e avaliar algumas tarefas desenvolvidas pela licencianda e que contribuíram para atenuar a influência da ansiedade linguística durante o processo de aprendizagem da língua-alvo. Neste estudo, de natureza qualitativa, analisamos alguns relatos de experiências vivenciadas por uma licencianda, com a intenção de avaliar o papel da ansiedade como um fator que interfere na aprendizagem de espanhol no espaço acadêmico. Trata-se da descrição analítica sobre as experiências biográficas da futura docente em determinado contexto vivido. Como resultado, podemos avaliar que diferentes atores presentes em sala de aula (professor e colegas) influenciaram a estudante ˗ tanto de forma positiva quanto negativa ˗ no que se refere à ansiedade linguística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jeane Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Letras  com Habilitação em  Língua Espanhola e Literaturas  pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Ex-integrante do Grupo de Investigação Letras Hispânicas em Foco – LEHISP.

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha) financiado pela CAPES. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada e Bacharel em Lingua Estrangeira Moderna/Espanhol também pela UFBA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens e do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol da UNEB. 

Références

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 7ª ed. São Paulo: Pontes, 2013.

ALNUZAILI, EhabSaleh; UDDIN, Nasir. Dealing with Anxiety in Foreign Language Learning Classroom. Journal of Language Teaching and Research, Vol. 11, No. 2, pp. 269-273, March 2020.

ARAGÃO, R. C.; PAIVA, V. L. M. O.; GOMES JUNIOR, R. C. Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais. Calidoscópio, v. 15, p. 557–566,2017. Disponível: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio - Acesso em: 06 out. 2022

CHAO, C.T. Foreign language anxiety and emotional intelligence: A study of EFL students in Taiwan. Unpublished doctoral dissertation, Texas University, Texas, United States, 2003.

CORDEIRO, D. M. A ansiedade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e a sua relação com o contato linguístico em contextos de imersão. Revista Entre Línguas, Araraquara, SP, Brasil, p. 312 - 327, 01 jul. 2019.

ELKHAFAIFI, H. Listening comprehension and anxiety in the Arabic language classroom. The Modern Language Journal, 89, 2005, p. 206-220.

GOMES, Aline S. Motivação, Estratégias de Aprendizagem e Autonomia nas Aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Campinas/SP: Pontes Editores, 2021.

HORWITZ, E. K., HORWITZ, M. B.; COPE, J. A. Foreign language classroom anxiety. The Modern Language Journal, 70(2), 1986, p. 125-132.

JOHNSON-LAIRD, P.N.; OATLEY, K. Cognitive and Social Constructions in Emotions. In: M. LEWIS; J.M. HAVILAND--JONES, Handbook of Emotions. New York, The Guilford Press, 2000, p. 458-475.

KRÁL'OVÁ, Zdena; SORÁDOVÁ, Daniela. Foreign Language Learning Anxiety. Teaching Foreign Languages in Inclusive Education: (A teacher-trainee´s handbook) Nitra: Constantine the Philosopher University, 2015.

LARSEN-FREEMAN, Diane; LONG, Michael H. Introducción al estudio de la adquisición de segundas lenguas. Tradução de Isabel Molina Martos e Pedro Benítez Pérez Madri: Gredos, 1994.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACINTYRE, Peter D. Motivation, anxiety and emotion in second language acquisition. In: ROBINSON, Peter (ed.). Individual Differences and Instructed Language Learning. Philadelphia: John Benjamins B.V., 2002.

ODA, Ala' Hussain. The Effect of Anxiety on Learnin English as a Foreign Language. Journal of the College of Arts. University of Basrah, Nº. (58), 2011.

PAIVA, Rodrigo C. Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 7, p. 326, 2019.

RABADÁN, M; RAMOS, Alejandro Orgambídez. Ansiedad idiomática y motivación hacia el español como lengua extranjera en estudiantes universitarios portugueses: un estudio exploratorio. Estudios sobre educación, Vol, 35 / 2018 / 517-533.

RUBIO, Antonio Daniel Juan; CONESA, Isabel María García. Los diferentes roles del profesor y los alumnos en el aula de lenguas extrajeiras. Reflexiones y Experiencias Innovadoras en el Aula. Revista digital, n. 38: marzo de 2012.

TURNER, J. Psychology for the Classroom. London: Methuen, 1977.

UDDIN, Nasir. Lidando com a ansiedade na aula de aprendizagem de línguas estrangeiras. Journal of Language Teaching and Research, Vol. 11, No. 2, pp. 269-273, March, 2020.

WELP, A. K. DE S. A ansiedade e o aprendizado de língua estrangeira. Letras de Hoje, Vol. 44, n. 3, 9 set. 2009.

WÖRDE, Renée von. Students’ Perspectives on Foreign Language Anxiety. Inquiry, Vol.8, N 1, Spring 2003.

ZHEG, Ying. Anxiety and Second/Foreign Language Learning Revisited. Canadian Journal for New Scholars in Education/Revue canadienne des jeunes chercheures et chercheurs en education, Vol. 1, Issue 1, July 2008.

Publié-e

2023-11-30

Comment citer

SANTOS, J. C.; GOMES, A. S. O papel da ansiedade na aprendizagem de língua espanhola: análise de experiência de uma professora em formação inicial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18452, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18452. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18452. Acesso em: 21 nov. 2024.