Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17954

Palavras-chave:

Produção linguística, Fatores psicológicos, Estratégias cognitivas.

Resumo

A produção linguística em uma língua estrangeira no contexto acadêmico pode ser uma atividade difícil para o aprendiz devido a uma série de fatores externos e internos, como fatores psicológicos, que podem causar entraves (GOMES, 2018). Em vista disso, é possível usar estratégias cognitivas para lidar com bloqueios na produção linguística oral e/ou escrita do aprendiz (OXFORD, 1990). Nesse contexto, este estudo busca identificar e descrever os fatores psicológicos que bloqueiam a produção linguística escrita e oral dos de alunos ingressantes no curso de Letras e mapear as estratégias cognitivas utilizadas pelos mesmos para contornar os entraves no contexto citado. Para realização da pesquisa, um questionário foi aplicado com dez alunos ingressantes do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG. Após a análise dos dados, foi possível identificar que fatores como a ansiedade, medo, pressão, vergonha, tensão, nervosismo e desmotivação são questões elencadas como causadores de bloqueios na produção linguística em atividades acadêmicas. Como resultado, para contornar tais fatores, as estratégias de prática, repetição, anotações, leitura e escuta de conteúdos na língua estrangeira mostraram ser facilitadoras nesse processo. Enfim, o uso das estratégias citadas pelos respondentes pode sanar fatores psicológicos causadores de bloqueios na produção linguística oral e escrita.

 

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Biografia do Autor

Mainan Barbosa Borges, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande.Tem interesse na área da Linguística, especificamente nos estudos da Psicolinguística, Neurolinguística e Linguística Cognitiva.

Cleydstone Chaves dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras Estrangeiras Modernas Inglês pela UFPB (1999), Francês pela UFCG (2004), mestrado em Letras- Linguística pela UFPB (2006) e doutorado em Estudos da Tradução pela UFSC (2014). Também tem formação linguística em alemão e espanhol pela UFCG (1996-2002. Atualmente é Professor associado da unidade academêmica de Letras da UFCG. Tem experiência na área de Letras com ênfase em estudos linguísticos em língua inglesa (morfologia, sintaxe, semântica e pragmática) e nos Estudos de Tradução.

 

 

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Publicado

30.11.2023

Como Citar

BORGES, M. B.; SANTOS, C. C. dos. Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e17954, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.17954. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/17954. Acesso em: 27 dez. 2024.