Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17954

Mots-clés :

Produção linguística, Fatores psicológicos, Estratégias cognitivas.

Résumé

A produção linguística em uma língua estrangeira no contexto acadêmico pode ser uma atividade difícil para o aprendiz devido a uma série de fatores externos e internos, como fatores psicológicos, que podem causar entraves (GOMES, 2018). Em vista disso, é possível usar estratégias cognitivas para lidar com bloqueios na produção linguística oral e/ou escrita do aprendiz (OXFORD, 1990). Nesse contexto, este estudo busca identificar e descrever os fatores psicológicos que bloqueiam a produção linguística escrita e oral dos de alunos ingressantes no curso de Letras e mapear as estratégias cognitivas utilizadas pelos mesmos para contornar os entraves no contexto citado. Para realização da pesquisa, um questionário foi aplicado com dez alunos ingressantes do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG. Após a análise dos dados, foi possível identificar que fatores como a ansiedade, medo, pressão, vergonha, tensão, nervosismo e desmotivação são questões elencadas como causadores de bloqueios na produção linguística em atividades acadêmicas. Como resultado, para contornar tais fatores, as estratégias de prática, repetição, anotações, leitura e escuta de conteúdos na língua estrangeira mostraram ser facilitadoras nesse processo. Enfim, o uso das estratégias citadas pelos respondentes pode sanar fatores psicológicos causadores de bloqueios na produção linguística oral e escrita.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mainan Barbosa Borges, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande.Tem interesse na área da Linguística, especificamente nos estudos da Psicolinguística, Neurolinguística e Linguística Cognitiva.

Cleydstone Chaves dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras Estrangeiras Modernas Inglês pela UFPB (1999), Francês pela UFCG (2004), mestrado em Letras- Linguística pela UFPB (2006) e doutorado em Estudos da Tradução pela UFSC (2014). Também tem formação linguística em alemão e espanhol pela UFCG (1996-2002. Atualmente é Professor associado da unidade academêmica de Letras da UFCG. Tem experiência na área de Letras com ênfase em estudos linguísticos em língua inglesa (morfologia, sintaxe, semântica e pragmática) e nos Estudos de Tradução.

 

 

Références

AIDA, Yukie. Examination of Horwitz, Horwitz, and Cope's Construct of Foreign Language Anxiety: The Case of Students of Japanese. The Modern Language Journal v. 78 n. 2, p. 155-168, 1994. Disponível em: <https://doi.org/10.2307/329005> Acesso em: 15 mai. 2023.

ATTIR, Khadidja. Investigating the Main Psychological Factors Affecting Learners’ Speaking Performance. Case Study: Second Year Students of English at Briska University. Dissertation (Master Degree in Sciences of Language) – Faculty of Letters and Language, University of Briska. Algeria, p. 82. 2016.

BEKLEYE, Niüfer. The Influence of Teachers and Peers on Foreign Language Classroom Anxiety. In: Dil Dergisi · January 2004. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270547258_THE_INFLUENCE_OF_TEACHERS_AND_PEERS_ON_FOREIGN_LANGUAGE_CLASSROOM_ANXIETY_OGRETMEN_VE_SINIF_ARKADASLARININ_YABANCI_DIL_SINIF_KAYGISI_UZERINDEKI_ETKILERI>. Acesso em: 17 Abr. 2023.

CHAMOT, Anna Uhl. Cognitive instructions in the second language classroom: the role of learning strategies. In: Georgetown University Round Table on Languages and Linguistics 1990. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 1990. p. 496-513.

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume, Council of Europe Publishing, Strasbourg, 2020. Disponível em: www.coe.int/lang-cefr. Acesso em: 26 mai. 2023.

DIVITIIS, Gleice de. Inglês nas escolas regulares brasileiras: adequações metodológicas para a eficácia do ensino e aprendizagem. SILEL, vol. 3, nº 1, Uberlandia, 2013.

DUERAMAN, Bayatee. Teaching EFL writing: Understanding and Rethinking the Thai Experience. In: Journal of Alternative Perspective in the Social Sciences, vol. 4, nº 1, 2012.

EZZIR, Nemah A. A. The Relationship Between Learner Autonomy and English Proficiency of Yemeni Postgraduate English Students: A Correlational Study in Hodeidah University. Journal of Education and Practices, Yemen, v. 9, n. 6, p. 80-89, 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/353908884_The_Relationship_Between_Learner_Autonomy_and_English_Proficiency_of_Yemeni_Postgraduate_English_Students_A_Correlational_Study_in_Hodeidah_University> Acesso em: 12 abr. 2023.

FERREIRA, Mariana X. A relevância como gatilho pragmático da motivação na aquisição de línguas adicionais. Dissertação (Pós - Graduação em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Brasil, p. 114. 2017. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/54880?show=full> Acesso em: 06 jun. 2023.

HENTER, Ramona. Affective factors involved in learning a foreign language. In: Procedia – Social and Behavioral Sciences, 127, p. 373 - 378. 2014.

GOMES, Manoel M. Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública. 2018.

JALO, Marcela, L. Language learning strategies. Cuadernos de Lenguas Modernas, vol. 5, nº 5, p. 155-244. 2005. Disponível em: <https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.3540/pr.3540.pdf> Acesso em: 21 nov. 2023.

MENN, Lise; DRONKERS, Nina. Psycholinguistics: introduction and applications. Second Edition. San Diego, CA, 2017.

OXFORD, Rebecca. Language Learning Strategies: What every Teacher Should know. Boston, Mass. Heinle & Heinle Publishers, 1990.

PEREIRA, A. M. F.; FERNANDES, S. C. S.; BITTENCOURT, I. I.; FÊLIX, A. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 48, p. 1-20, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/359999306_Teoria_do_fluxo_e_aprendizagem_no_contexto_brasileiro_uma_revisao_sistematica_de_literatura> Acesso em: 04 jun. 2023.

STRAKOVA, Zuzana. Developing Cognitive Strategies in Foreign Language Education. In: Journal of Language and Cultural Education 1, p. 37-45. January, 2013.

WELP, Anamaria K. de Souza. A ansiedade e o aprendizado de língua estrangeira. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 70-77, jul./set. 2009. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5766> Acesso em: 04 mai. 2023.

Publié-e

2023-11-30

Comment citer

BORGES, M. B.; SANTOS, C. C. dos. Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e17954, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.17954. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/17954. Acesso em: 24 nov. 2024.