Estratégias cognitivas na produção linguística em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.17954Palavras-chave:
Produção linguística, Fatores psicológicos, Estratégias cognitivas.Resumo
A produção linguística em uma língua estrangeira no contexto acadêmico pode ser uma atividade difícil para o aprendiz devido a uma série de fatores externos e internos, como fatores psicológicos, que podem causar entraves (GOMES, 2018). Em vista disso, é possível usar estratégias cognitivas para lidar com bloqueios na produção linguística oral e/ou escrita do aprendiz (OXFORD, 1990). Nesse contexto, este estudo busca identificar e descrever os fatores psicológicos que bloqueiam a produção linguística escrita e oral dos de alunos ingressantes no curso de Letras e mapear as estratégias cognitivas utilizadas pelos mesmos para contornar os entraves no contexto citado. Para realização da pesquisa, um questionário foi aplicado com dez alunos ingressantes do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG. Após a análise dos dados, foi possível identificar que fatores como a ansiedade, medo, pressão, vergonha, tensão, nervosismo e desmotivação são questões elencadas como causadores de bloqueios na produção linguística em atividades acadêmicas. Como resultado, para contornar tais fatores, as estratégias de prática, repetição, anotações, leitura e escuta de conteúdos na língua estrangeira mostraram ser facilitadoras nesse processo. Enfim, o uso das estratégias citadas pelos respondentes pode sanar fatores psicológicos causadores de bloqueios na produção linguística oral e escrita.
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