Sentido e Língua inglesa na base nacional comum curricular e no currículo base do território catarinense

Autores

  • Lucas Alves Selhorst Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.15309

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Currículo Base do Território Catarinense. Análise do Discurso. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Resumo

Partindo de reflexões trazidas por Haraway (2009) e Foucault (1996) acerca da educação, e tendo como base teórica e metodológica a Análise do Discurso materialista, esse artigo faz uma análise da forma como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC) descrevem a língua inglesa. Desde modo, o objetivo dessa pesquisa é entender os sentidos de língua inglesa para esses documentos. Para isso, se utiliza trechos dos textos introdutórios ao componente curricular Língua Inglesa para a etapa do Ensino Fundamental de ambos os documentos. Pode-se perceber que a BNCC tenta justificar a inclusão da língua inglesa como um componente base dos currículos de todo o país a colocando em um patamar diferente de outras línguas: ela não é uma língua estrangeira; para a BNCC, se trata de uma língua franca, difundida na sociedade brasileira. O CBTC, embora siga em grande parte a BNCC, contradiz a base em alguns sentidos e estabelece alguns pontos de divergência com a Base.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

ALVES SELHORST, L. Sentido e Língua inglesa na base nacional comum curricular e no currículo base do território catarinense. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e15309, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.15309. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/15309. Acesso em: 8 nov. 2024.