Literatura negra na sala de aula de língua inglesa: ensinando inglês e construindo o indivíduo como um ser social crítico e sensível com o conto “Girl” de Jamaica Kincaid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18831

Palavras-chave:

Ensino de literatura negra, Letramento literário crítico, Humanização

Resumo

Durante algum tempo no ensino de línguas estrangeiras tradicionais a literatura ocupou o lugar de objeto de ensino utilizada no método de tradução. Com as mudanças na metodologia de ensino o texto literário perdeu a importância nas salas de aula de língua inglesa. Entretanto, a literatura está ressurgindo e pedindo espaço nesse contexto em conformidade com os documentos oficiais de educação que atribuem ao ensino de línguas estrangeiras o desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo a análise do uso de textos literários na sala de aula de língua inglesa que através desse processo de letramento facilita a construção do caráter formativo do estudante, colaborando na reflexão sobre suas práticas sociais e ações como um indivíduo crítico e sensível. O conto “Girl” da escritora negra Jamaica Kincaid é apresentado como alternativa de objeto de estudo trazendo atenção para discussões relevantes da pós-modernidade como o processo de colonização responsável por grande parte da formação identitária de vários povos. Partindo dos pressupostos da literatura como texto “humanizador” (CANDIDO, 2012), transgressivo (COSSON, 2016; HOOKS, 2017) e transformador (GONÇALVES; SPECHT, 2018) a pesquisa evidencia fatores de aprendizagem linguística, cultural, social e espiritual dos textos literários, contribuindo para a formação de uma sociedade pautada na equidade, solidariedade e respeito.

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Biografia do Autor

Maeles Carla Geisler, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Letras/Inglês na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau - 2019/2023). Participa do grupo de pesquisa GELLCT (Grupo de Estudos em Literatura, Linguagens, Cultura e Tradução) da FURB. É professora de Língua Inglesa na Educação Básica atuando no Ensino Médio em Blumenau/SC.

Marta Helena Cúrio de Caetano, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa/Estrangeira e Metodologia no Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional (2009). Mestra em Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2016). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuou como coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Fundação Universidade Regional de Blumenau. É professora de Língua Inglesa na Educação Básica atuando no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio na Escola Sagrada Família e na High School no Colégio Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau/SC. É docente na Educação Superior atuando no curso de graduação em Letras e no Laboratório de Línguas da Fundação Universidade Regional de Blumenau. É coordenadora no FURB Idiomas (FURB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa para Estrangeiros e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura norte-americana, teoria literária, cinema (adaptação), fonética da língua inglesa, análise crítica do discurso, ensino e aprendizagem em língua estrangeira e tradução/versão de textos, internacionalização, currículo.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

MAELES CARLA GEISLER; MARTA HELENA CÚRIO DE CAETANO. Literatura negra na sala de aula de língua inglesa: ensinando inglês e construindo o indivíduo como um ser social crítico e sensível com o conto “Girl” de Jamaica Kincaid. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18831, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18831. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18831. Acesso em: 27 dez. 2024.